Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF promove seminário de pesquisas no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Divulgação IEF
Seminário6 Dentro
Intercâmbio promove divulgação e valorização de pesquisas científicas

 

Com intuito de promover a divulgação e a valorização da unidade de conservação, a divulgação científica, o interesse pelas questões ambientais e estimular o olhar observador, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu, nos dias 22 e 23 de novembro, o seminário “Intercâmbio de Saberes do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco (PESOB) ”.
 
O evento teve a finalidade de levar o conhecimento científico produzido nas universidades e instituições de pesquisas de forma simples e acessível para a população. “O Seminário foi muito esclarecedor. Pudemos abordar as questões ambientais do lugar onde vivemos como a questão dos resíduos sólidos e da fauna local, perceber e discutir as inúmeras lacunas de pesquisa que ainda existem”, disse a analista ambiental do IEF e gerente do PESOB, Letícia Dornelas.

Para ela, é importante valorizar e estimular a realização de pesquisas científicas, como forma de ampliar o conhecimento e melhorar o manejo da UC. “A equipe do PESOB se esforçou bastante na organização do seminário para levar à comunidade mais conhecimento acerca da importância do parque e para sinalizar aos pesquisadores que eles são importantes e que as pesquisas devem ser valorizadas e fomentadas”, disse.
 
A gerente explicou que não foram apenas os resultados das pesquisas que foram apresentados. “O professor Sérgio de Oliveira do CAP/UFSJ, por exemplo, apresentou um dispositivo que ele desenvolveu para o monitoramento de incêndios em tempo real com Internet das Coisas. Esse projeto ainda busca recursos junto às instituições de fomento à pesquisa para ser realizado, e tem potencial de aplicação tanto no parque quanto em qualquer outra unidade de conservação”, reforçou.
 
A assessora de Programas e Projetos Especiais e analista ambiental do IEF, Janaína Aguiar, disse que "O "Intercâmbio do Saberes" vai ao encontro das competências do IEF de fomentar pesquisas e estudos relativos à manutenção e ao restabelecimento do equilíbrio ecológico em Minas Gerais, além de possibilitar a divulgação do conhecimento científico para os diferentes atores ligados à UC e promover a conservação e a preservação”.
 
Parque Estadual Serra do Ouro Branco
 
Criado pelo Decreto 45.180 de 2009, O Parque Estadual Serra do Ouro Branco está situado nos municípios de Ouro Branco e Ouro Preto.
 
Com área aproximada de 7.520,7888ha hectares, o parque é constituído por vegetação extremamente variada e diversa com presença de Campos Rupestres e de Altitude, nas mais baixas altitudes; as Matas de Galeria, que ocupam as margens dos cursos d'água e os Capões, além de importantes remanescentes de mata atlântica.
 
Abriga também importante divisor de águas de três grandes sub-bacias de importantes bacias hidrográficas federais: a sub-bacia do Rio das Velhas e a sub-bacia do Rio Paraopeba, pertencentes à bacia do Rio São Francisco e a sub-bacia do Rio Piranga, que pertence à bacia do Rio Doce. As principais micro-bacias abrangidas pelo Parque são: as dos Ribeirões Colônia, do Bule, do charco e parte das cabeceiras dos córregos da Lavrinha (também conhecido como Ribeirão do Veríssimo), do Garcia e da Água Limpa.

 

Ascom/Sisema
Wilma Gomes

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades