Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual de Nova Baden recebe evento de observação de pássaros

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Divulgação IEF
IMG-20180624-WA0118
Evento de observação de pássaros tem atraído cada vez mais turistas às unidades de conservação em Minas 

 

Para aqueles que se preocupam com a natureza, e tem ouvido apurado e olhar atento, no próximo domingo, 18 de novembro, será uma ótima oportunidade para participar do Evento “Vem Passarinhar” no Parque Estadual de Nova Baden, em Lambari, Sul de Minas. O evento terá início às 7h e será uma boa oportunidade para caminhar, conhecer as trilhas da Unidade de Conservação e registrar diferentes e novas espécies de pássaros e seus refúgios, em meio às cores e sons do Parque.

 

A passarinhada do #vempassarinharMG, como é chamada pelos observadores, incluirá também uma palestra “Papo de Passarinho”, com a finalidade de promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.

 

Segundo Cristiane Froes, da gerência de Implantação e Manejo das Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto Vem Passarinhar MG, é uma oportunidade para o público conhecer o grande potencial da atividade de observação de aves nos parques estaduais. “Trata-se de uma atividade com reduzido impacto ambiental e que agrega conhecimento à gestão das unidades de conservação. O IEF apoia esta iniciativa por acreditar que a diversificação das atividades turísticas atrairá novos visitantes e, consequentemente, a sociedade passará a valorizar cada vez mais as áreas protegidas do Estado”, ressaltou.

 

O projeto #vempassarinharMG” objetiva também fomentar o turismo de observação de aves nas unidades de conservação do Estado. É uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), o IEF, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), a Agência Destinos MG Turismo e Maritaca Expeditions, além dos circuitos turísticos de Minas Gerais.

  

Consulte o calendário 2018, inscreva-se nas próximas ações e prepare a sua câmera!

 

#vempassarinharMG no Parque Estadual de Nova Baden

Domingo, 18 de novembro às 07h – Lambari/MG

 

#vempassarinharMG no Parque Estadual Serra do Intendente

Domingo, 25 de novembro às 07h – Conceição do Mato Dentro/MG

 

#vempassarinharMG no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Domingo, 02 de Dezembro às 07h - Itacarambi/MG

 

#vempassarinharMG no Parque Estadual Serra do Brigadeiro

Domingo, 09 de dezembro às 07h – Araponga/MG

 

Contato para mais informações:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Parque Estadual de Nova Baden

 

O Parque Estadual de Nova Baden, localizado no município de Lambari, na região sul do Estado de Minas Gerais, faz parte do Circuito das Águas Minerais, uma região de notável beleza natural, inserido na Serra da Mantiqueira. A unidade de conservação está situada ao sudeste da Serra das Águas, uma importante área de recarga de aquífero, onde afloram com várias nascentes que abastecem inúmeros cursos d’água do Alto Rio Grande.

 

Além disso, essa unidade de proteção integral é considerada uma área privilegiada, para a conservação de aves, um excelente local para observação dos pássaros. Nessa região, podem ser vistas aves como, olho-falso, arapaçu-verde, saí-azul e tangará-dançarino e, choca da mata, o canário-da-terra, canário-horta, canário-do-campo, chapinha, canário-do-chão, coroinha e cabeça-de-fogo, pica-pau-rei, o pavó, o chibante entre outros.

 

O parque abriga ricos e diversos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica. Entre elas estão o jequitibá, o cedro, a peroba, palmito, o jacarandá, o pinheiro brasileiro e o cedro. O clima úmido propicia formação de um ecossistema rico em musgos, liquens, bromélias e orquídeas. Além disso, possui importante reserva de diversas espécies de anfíbios, mamíferos. Dentre as espécies, destacam-se, macaco-prego, jaguatirica, quatis, tatu e tamanduá-mirim, onça-parda, entre outros.

 

Trilhas

 

Na Trilha das Sete Quedas, um dos atrativos mais procurados é a Cachoeira Sete Quedas, que impressiona por sua beleza. Nessa trilha é possível descansar na pracinha e observar a cachoeira, além da fauna e flora, com destaque para um jequitibá com mais de 300 anos.

 

A trilha dos Palmitos, conta também com uma praça de descanso. De clima agradável, onde estão presentes espécies florestais ameaçadas de extinção, espécies exóticas, nativas, nascentes e travessias. Na trilha, é possível observar a regeneração da espécie palmito-juçara. E ainda, a Trilha dos Troncos, sinuosa cujos troncos caídos formam obstáculos. Apresenta diversidade de espécies da fauna e flora em seu percurso.

 

Casarão

 

De estilo colonial e atualmente é Sede Administrativa e Centro de Visitantes. O casarão preserva o estilo original, com jardins e gramados ao seu redor. Construído no século 19, posteriormente tornou-se a moradia de Américo Werneck. O nome unidade de conservação é uma referência ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden que, no século XIX, instalou-se na região de Lambari. Ele considerava o local semelhante à estação termal alemã de Baden, por esse motivo o nome Novo Baden. Mais tarde, Werneck, retornou para terra natal, e sua fazenda foi transformada em área de proteção ambiental. Com uma área de aproximadamente 214 hectares de Mata Atlântica preservada, a unidade foi aberta à visitação em 1995.

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades