Fórum de Educação Ambiental chega a Fervedouro

A 27ª Edição do Fórum de Educação Ambiental acontece nos dias 28 e 29 de junho em Fervedouro, na Zona da Mata Mineira. Concomitante ao Fórum acontece também o Encontro de Famílias Rurais e a Feira de Municípios, Parceiros e Artesãos da região. As programações acontecerão na Escola Municipal Nilza Aparecida Gurgel Pinho, situada na Estrada São Pedro da Glória, s/nº, em Fervedouro.

São esperados mais de 500 participantes de 10 municípios da região (Fervedouro, Tombos, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Divino, Orizônia, Espera Feliz, Caiana, Caparaó e Alto Caparaó). Durante dois dias, os participantes irão debater e buscar soluções para as demandas ambientais da região. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas por meio do Fórum Regional de Educação Ambiental Polo da Comissão Interestadual de Educação Ambiental de Carangola.

A programação inclui, além do Encontro de Gestores Municipais, um ciclo de palestras com debate sobre os temas: Urbanismo, Plano Diretor e Expansão Urbana, Coleta Seletiva e Desafios da Cafeicultura. Também como parte da programação serão realizadas oficinas construtivas sobre economia solidária, adequação ambiental de propriedades rurais e técnicas de manejo de conservação de solo e água para aumento da oferta de água, produção de produtos ecológicos de limpeza, a educação ambiental como estratégia pedagógica para a justiça socioambiental, saneamento básico, arte com materiais recicláveis, arquitetura urbana e meio ambiente, cafeicultura sustentável, cozinha experimental, resgate cultural e turismo rural, plantas medicinais, hortas comunitárias e compostagem, lixo urbano e rural.

Duas apresentações culturais farão parte da abertura do evento, uma pela Escola Municipal Nilza Aparecida Gorgel Pinho e outra por alunos da APAE Raio de Luz. O Mascote do Forea, Vindomar, fará uma intervenção com os participantes. Vindomar é uma tartaruga marinha e realizará uma intervenção com os participantes, chamando atenção do público sobre o lixo encontrado no mar.

Também na abertura do evento, dois servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) serão homenageados pela dedicação e trabalhos prestados ao estado com relação ao meio ambiente e à educação ambiental.

Após o evento, a Coordenação Local e Regional se reunirão para elaboração de um Documento Final, elencando as ações priorizadas pelos municípios para implementação pelas instituições envolvidas no Pós ForEA. O tema para as atividades desenvolvidas no Forea são escolhidos pelo município sede, com a Coordenação Regional da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata e participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

A realização do Fórum contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Fervedouro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Ensino de Carangola, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

XXVII Fórum Regional de Educação Ambiental

Onde: Escola Municipal Nilza Aparecida Gorgel Pinho, situada na Estrada São Pedro da Glória, s/nº - Fervedouro.

Quando: 28 e 29 de junho de 2018

Clique aqui para conhecer a programação

Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sisema

Assessoria de Comunicação - Jornalismo