Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Biribiri toma posse

PDFImprimirE-mail

Aconteceu nessa quarta-feira, dia 21, a posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Biribiri. A cerimônia foi realizada em Diamantina MG, no Prédio do Instituto Casa da Glória, que fica na rua da Glória, 298, Centro.

Foram empossados 17 conselheiros, entre titulares e suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil. Os membros do conselho atuarão durante o biênio 2016-2018.  

 

“A participação dos conselheiros, titulares e suplentes, é fundamental para garantirmos a gestão participativa da unidade de conservação. Mas, além da simples participação, faz-se necessário uma postura dialógica dos mesmos, que devem levar os assuntos tratados no âmbito do conselho, às instituições as quais os mesmos representam, bem como trazer ao fórum do conselho, a opinião e os anseios de sua instituição”, disse o coordenador regional de áreas protegidas, Gabriel Carvalho de Ávila.

 

O coordenador também falou da importância da participação de pessoas da comunidade nas reuniões, ainda que estas não sejam conselheiras. “O conselho é um fórum social aberto e necessita de material humano para se manter vivo e funcional, assim, é dever também dos conselheiros e da equipe da UC, convidar, estimular e facilitar a participação da comunidade em geral nas reuniões, salientando que a todos os participantes será resguardada a possibilidade de manifestação durante a realização de uma reunião de conselho consultivo”, concluiu.

 

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais que envolve as Unidades de Conservação do Estado, bem como de sua integração com a sociedade.

 

A função do conselho é auxiliar o órgão gestor da Unidade de Conservação (UC) na tarefa de implementar, propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais, característicos da UC e de sua Zona de Amortecimento.

 

Parque Estadual do Biribiri

 

Criado no dia 22 de setembro de 1998, pelo Decreto nº 39.909, o Parque Estadual do Biribiri possui 16.998,66 hectares e está localizado na Avenida Geraldo Edson do Nascimento, nº 600 - Cidade Nova, Diamantina/MG. CEP: 39100-000

 

O Parque Estadual do Biribiri está inserido no complexo da Serra do Espinhaço. A Vila Biribiri, inserida na área do parque, tem importante registro da história da indústria têxtil mineira. Foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos, criada pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos, em 1876, uma das primeiras comunidades fabris do estado.

 

As pessoas que passam por Biribiri se encantam não somente por seu casario, mas principalmente pelas paisagens de beleza cênica, com seus rios de leitos de pedras, formando cachoeiras e atravessando campos. A área abriga várias nascentes e cursos d'água: o Rio Biribiri, que moveu as turbinas da hidrelétrica geradora da força motriz da fábrica de tecidos; o Rio Pinheiros e diversos córregos, sendo os mais famosos o Sentinela e o Cristais.

 

Os descendentes dos proprietários da fábrica contam histórias sobre os suntuosos degraus da Cachoeira dos Cristais, cujas rochas teriam sido cortadas com talhadeiras pelos proprietários da época, à procura de diamantes. Hoje, o local é um centro cultural e histórico.

 

A cobertura vegetal nativa é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria. Podem ser encontrados diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.

 

Renata Cezarina
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades