Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Expedição investiga avifauna do Parque Estadual do Rio Doce

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Rio Doce, na regiãodo Vale do Aço, será a próxima parada da expedição para observação de aves promovida pela organização não governamental Ecológica e Conservação de Aves (Ecoavis). O evento acontecerá de 12 a 15 de setembro e reunirá biólogos, ambientalistas e admiradores da atividade de observação.

A Expedição Ecoavis é realizada em diversos locais de Minas Gerais e, em 2013, já visitou 31 locais do Estado. Segundo o presidente da Ecoavis, Gustavo Pedersoli, a intenção das expedições é estimular, por meio da prática da observação de aves, um maior contato com a natureza. “Começamos como um pequeno grupo que frequentava o Parque Municipal das Mangabeiras, em Belo Horizonte e, atualmente, já somos cerca de 300 associados”, afirma.

Pedersoli destaca que durante os três dias, os observadores percorrerão as trilhas e lagoas do Parque buscando ouvir e avistar espécies que não são facilmente avistadas e até estão ameaçadas de extinção. “É impossível afirmar que veremos esta ou aquela espécie, mas meu desejo pessoal, por exemplo, é o de avistar o Gavião de Penacho”, afirma. “Outra espécie que há muito tempo não é registrada na área do Parque, mas que está presente na nossa lista de desejos é o Gavião Real”, completa.

Segundo o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira, o Parque é um local privilegiado para observação de aves já que se trata da maior floresta tropical contínua de Minas Gerais. “As árvores centenárias e de grande porte e a vasta área tornam-se habitat e refúgio ideal para essas aves”, explica.

Na unidade de conservação é possível encontrar espécies da avifauna como o beija-flor besourinho, chauá, jacu-açu, saíra, anumará, entre outros. Vinícius Moreira lembra ainda que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) apoia atividades como a Expedição Ecoavis como forma de estimular o contato e a conservação da natureza. “Fomentar a observação de aves tem um potencial enorme de geração de emprego e renda para comunidades do entorno”, afirma.

Foto: Evandro Rodney

quero-quero 2

Quero-quero, uma das aves que podem ser encontradas no Parque Estadual do Rio Doce.

O Parque Estadual do Rio Doce possui 35.970 hectares e está inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. Abriga ainda um sistema lacustre, composto por quarenta lagoas naturais, dentre as quais destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 e profundidade de até 32,5 metros. O local também é abrigo de animais conhecidos da fauna brasileira, como a anta e o sauá, bem como espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas.

Mais informações sobre a Expedição podem ser encontradas na internet, no endereço www.ecoavis.org.br





Emerson Gomes
Ascom Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades