Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Oficina em Montes Claros aponta diretrizes para proteção da biodiversidade

PDFImprimirE-mail

Teve início nesta quarta-feira (03/04), em Montes Claros, a IV Oficina Regional para Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. As oficinas, coordenadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), têm como objetivo ouvir representantes de diversos segmentos da sociedade a fim de apontar problemas e propor diretrizes para o uso sustentável dos recursos naturais no Estado.  

Durante dois dias, representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs), universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais trabalharão na elaboração de uma matriz de planejamento, de acordo com as necessidades identificadas na região. A IV Oficina envolve as regiões Norte, Noroeste e Alto Médio São Francisco, de acordo com a divisão por bacia hidrográfica definida para a elaboração do Plano. 

bio_norte1

Abertura da a IV Oficina Regional para Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade em Montes Claros

A importância da participação da sociedade no processo de construção do Plano foi destacada pelo diretor geral do IEF, Bertoldino Apolônio Teixeira Júnior, na abertura do evento. “É fundamental para o Estado ouvir os representantes locais, pois são eles que conhecem a realidade da região, por isso, contamos com o empenho e colaboração de todos para que possamos definir as estratégias prioritárias, traçando metas claras e possíveis de serem alcançadas”, disse.    

O diretor frisou também que a prioridade do IEF nessa gestão será a regularização fundiária nas áreas de conservação estaduais. No total, os três Escritórios Regionais do Instituto envolvidos nesta oficina são responsáveis pela gestão de 20 unidades de conservação, sendo duas no Noroeste de Minas, cinco no Norte e 13 no Alto Médio São Francisco. “O Norte de Minas tem um ativo financeiro muito grande e temos que aproveitar essa janela de oportunidade, visto que o meio ambiente possui um valor econômico de extrema importância”, ressaltou.  

A abertura do evento contou também com a apresentação do grupo folclórico Marujada representando, por meio da dança e da música, a cultura, a tradição e as características regionais.  

Grupos de Trabalho

No primeiro dia de oficina os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho, que abordaram os temas: investigação científica, conservação da biodiversidade, agrobiodiversidade, sociobiodiversidade e temas transversais.  Os participantes trabalharam no preenchimento da matriz de planejamento, apontando os problemas identificados na região, propondo as diretrizes para a solução do problema, como fazer, onde, quais os atores envolvidos e quais as oportunidades já existentes. Ao final do segundo dia as informações serão validadas pelos grupos e reunidas no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). 

A oficina regional continuará nesta quinta-feira (04/04), no Hotel Fazenda Bonjuá, localizado na BR 251, Km 518, em Montes Claros. Até setembro serão realizadas mais seis oficinas regionais.  

Construção do Plano

A proposta de construção do Plano contempla três fases. Na primeira foi realizado um panorama da biodiversidade em Minas. O documento foi elaborado com base em artigos e textos redigidos por pesquisadores e colaboradores convidados e está sendo utilizado como balizador para as oficinas. 

O panorama é composto por oito capítulos, que trazem características como conhecimento sobre riqueza, diversidade das espécies, conservação e utilização sustentável dos componentes da biodiversidade, ameaças, monitoramento e mitigação de impactos sobre a biodiversidade, recursos genéticos, conhecimentos tradicionais, repartição de benefícios, educação ambiental, instrumentos jurídico e arranjos institucionais para a gestão da biodiversidade. O panorama aqui.

Na segunda fase foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades. Cada Secretaria de Estado participou apontando em suas ações e programas a interface existente com a biodiversidade. Na terceira fase estão sendo realizadas as oficinas participativas, a fim de levantar as diretrizes e programas que subsidiarão a construção do plano. 

A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. As informações sobre o Plano podem ser consultadas aqui.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades