Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Cidade Administrativa comemora Ano Internacional da Biodiversidade

PDFImprimirE-mail

Evento contará com exposições, apresentações teatrais e vários eventos em comemoração a rica biodiversidade Mineira. Acesse a programação.

De 14 a 17 de dezembro, os servidores e visitantes da Cidade Administrativa de Minas Gerais terão uma semana dedicada ao Ano Internacional da Biodiversidade. Estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas, 2010 é o ano para aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo. A Semana contará com uma série de atividades para demonstrar a importância dos grandes biomas mineiros, o Cerrado, a Mata Atlântica e a Caatinga, além dos avanços na proteção da fauna e flora mineira nos últimos 8 anos.

A Semana terá início na terça-feira, às 9h, com a abertura de estandes localizados nos pilotis dos prédios Minas e Gerais. Esses estandes vão abrigar exposições sobre a biodiversidade. A primeira delas é um passeio pelas Unidades de Conservação do Estado. Montada a partir de imagens do fotógrafo Evandro Rodney, a mostra é um roteiro na exuberante natureza mineira, por meio da qual o visitante poderá “viajar” nas áreas protegidas mineiras, podendo testemunhar toda a fauna e flora que ocorre nesses locais, com exemplares de ocorrência única no Brasil.

Outra exposição que será exibida durante a semana é sobre o projeto Rota Lund. Usualmente sediada na Casa Fernão Dias, no Parque Estadual do Sumidouro, a mostra é um relato do percurso percorrido por Peter Lund, o primeiro cientista a desenvolver pesquisas na região  de Lagoa Santa no século XIX.  A exposição também exibe a riqueza arqueológica da região. A mostra está sendo exibida no prédio Gerais.

O artesanato e o carvão de babaçu do Projeto Pandeiros também poderão ser conhecidos nos estandes. O trabalho é desenvolvido pelo Instituo Estadual de Florestas (IEF) no Norte de Minas e apóia cerca de 200 famílias de 20 comunidades da região por meio do incentivo à criação de carneiros e ovelhas, produção de mel, extrativismo dos frutos do cerrado, aproveitamento sustentável da palmeira babaçu e agricultura familiar. 

As ações de prevenção e combate a incêndios florestais, importante estratégia de preservação das áreas verdes, também serão apresentadas na Semana. Parte do equipamento usado pela Força-tarefa Previncêndio, como abafadores, mangueiras serão expostos. O visitante poderá assistir vídeos com as modernas técnicas de combate utilizadas pela força-tarefa, além de entender como funciona o monitoramento dos focos de calor no estado. Os estandes contarão também com um mini-viveiro, na qual serão exibidas as principais espécies dos biomas cerrado, mata atlântica e caatinga.

Os estudos técnicos realizados pelo IEF sobre os biomas mineiros serão apresentados. Entre eles, exemplares da revista MG BIOTA, publicação bimestral que tem por objetivo divulgar o conhecimento acerca da biodiversidade mineira.

Também será montada uma banca para emissão, em tempo real, da carteira de pesca. O IEF é o órgão responsável pela emissão de licenças para as categorias de pesca amadora, de subsistência, científica e despesca em Minas Gerais. Ainda  na área da pesca serão exibidos os resultados da Expedição “Navegando com o Theo pelo Velho Chico”.. A Expedição, realizada em outubro e novembro deste ano, buscou sensibilizar e conscientizar as comunidades da importância da prática da pesca ambientalmente correta, do respeito aos tamanhos mínimos de peixes retirados no período da piracema e também da preservação e recuperação das matas ciliares.

A Semana contará ainda com uma exposição itinerante, que irá demonstrar, de forma moderna e inusitada, os principais resultados alcançados na área florestal nos últimos 8 anos em Minas Gerais.

Parque do Sumidouro

Alunos do Sebrae-MG irão apresentar planos de negócios desenvolvidos com foco no Parque Estadual do Sumidouro e seu entorno: o Graviola Snackbar - rede de lanchonetes que oferecerá opções variadas de lanches e acesso à internet wireless; o Lapa Digital Park - parque temático digitalizado e teleférico com o objetivo de proporcionar uma opção de lazer educativo e sensorial, através da exposição da cultura, história e riquezas naturais da região; o Passos Lund – com foco para o agenciamento e operação de serviços em hotelaria, transporte, alimentação e guias, promovendo a integração dos parceiros através de um portal na internet; o Stock Arte Sumidouro - desenvolvimento de um portfólio de produtos artesanais e souvenirs industrializados e o Voragem: Restaurante do Parque – com especialização e releitura de pratos mineiros, privilegiando ingredientes exclusivos da região.

Segundo o Gerente do Parque, Rogério Tavares, todos os projetos foram desenvolvidos de acordo com o Plano de Manejo da unidade.

Apresentações Culturais

Durante a Semana serão realizadas intervenções culturais para demonstrar a importância e sensibilizar o público da Cidade Administrativa. Na primeira delas, “Biodiversidade em Movimento”, será realizada uma dança indígena com objetivo de mostrar a importância da preservação cultural, do trabalho em equipe e da colaboração entre as pessoas. A apresentação acontece nos dias 14 e 15, às 12h, na Praça Cívica.

Outra apresentação será do Mascote da Semana, o peixe “Theo”, e do grupo “Trupe Gaia", que irão passar nos andares da Cidade Administrativa para interagir com as pessoas sobre a Semana

Serviço:

Semana do Internacional Biodiversidade em Minas Gerais
Data: 14 a 17/12
Local: Cidade Administrativa de Minas Gerais

 

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades