Projeto Água Viva apresenta resultados

Com o objetivo de apresentar os resultados do Projeto Água Viva e as perspectivas para a sustentabilidade da sub-bacia do Rio Paracatu, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental (Deduc) e da Gerência de Gestão da Fauna Aquática e Pesca do Instituto Estadual de Florestas (IEF), realiza o Encontro Ambiental – Sustentar 2009. O evento acontece no dia 11 de novembro, no município de Paracatu, Minas Gerais.

O Encontro espera reunir os usuários da sub-bacia, como Prefeituras, Câmaras Municipais, lideranças, entidades de classe, associações, sindicatos, produtores rurais, pescadores, empresas, professores, instituições de ensino e comunidade para a discussão das metas alcançadas pelo Projeto Água Viva na região. De acordo com o coordenador e idealizador do Projeto, Ricardo Cottini, o Água Viva atingiu todos os objetivos almejados.

Segundo ele, os resultados mais significativos do Projeto foram o maior entrosamento e diálogo entre os usuários da sub-bacia e as diretrizes que o Projeto proporcionou aos participantes, que puderam mudar atitudes e aperfeiçoar suas ações. “O Projeto mostrou aos usuários que eles são co-responsáveis pela sustentabilidade da sub-bacia e que cada um deve fazer a sua parte”, afirma.

Com a finalização do Projeto, a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) e o Escritório Regional IEF Noroeste irão orientar os usuários, que devem continuar os seus trabalhos na região. Cottini explica que a Deduc e a Gerência de Pesca estudam a próxima sub-bacia para a implantação do Projeto.

Projeto Água Viva

Coordenado pelo IEF, tem como foco a atividade de pesca e a conservação dos recursos hídricos, por meio da sensibilização e educação dos usuários do rio, num processo de gestão participativa. O Projeto tem como metodologia a participação comunitária, além de fazer interseção com os principais temas das metas do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Espera-se desta forma definir a sub-bacia como uma unidade produtiva interdependente e transversal nos aspectos social, econômico, cultural, político, ético, ecológico, biológico, científico e tecnológico, para mudanças de comportamento, hábitos e atitudes da população para com o meio ambiente.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.