Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF participa de montagem da prova do Enduro Escola

PDFImprimirE-mail

Começa hoje (17) o Enduro Escola em Caeté. Servidores da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), professores da Escola Estadual José Brandão e funcionários da Anglo Gold, irão ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Caeté, para a montagem da prova do Enduro, que consiste em demarcar o percurso e levantar as coordenadas geográficas para elaboração da planilha da prova.

 

O Enduro Escola tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a classe estudantil nos Circuitos Turísticos através da prática do trekking ecológico, fomentando o turismo como vetor de conscientização socioambiental, patrimonial e de preservação do meio ambiente. Desde sua concepção, em 2008, o Enduro Escola acontece em parceria com IEF.

 

Visando a sensibilização em 2016, no Circuito Turístico do Ouro, a ação foi incorporada a um projeto de educação ambiental para atender a uma medida condicionante no âmbito do processo de licenciamento, referente ao alteamento da barragem de disposição de rejeitos da Mina de Cuiabá. Essa medida determina que  a empresa AngloGold Ashanti  deve “Elaborar e publicar cartilha de educação ambiental e patrimonial sobre o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade”, para divulgação nas escolas públicas de Sabará e Caeté, por meio de projeto de educação que será desenvolvido pela empresa em parceria com o IEF.

 

No dia das provas os alunos serão divididos em equipes e utilizarão a bússola e planilha para se deslocarem pela trilha. Durante o percurso, professores ficarão posicionados em locais estratégicos ao longo da trilha, onde aplicarão questões pedagógicas trabalhadas previamente, em sala de aula. Ainda neste semestre, 80 alunos da Escola Estadual José Brandão, de Caeté, participarão de duas provas do Enduro.

 

Secretaria de Estado de Turismo

+55 31 396-0477

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades