Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Fórum Regional de Educação Ambiental reúne 14 municípios da Zona da Mata

PDFImprimirE-mail

Miraí irá receber, de 19 a 20 de maio, mais uma edição do Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA. O evento, realizado em parceria com a Votorantim Metais, conta com a participação de 14 municípios da Zona da Mata mineira da circunscrição do Polo da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (CIEA MG ZM) de Muriaé.

 

Estão sendo esperados professores, estudantes, estudiosos do meio ambiente, produtores rurais, instituições locais e a comunidade em geral. Os encontros acontecerão na Quadra Poliesportiva João Antônio, em Miraí.

 

Para esta edição, estão previstas mesas redondas, oficinas construtivas e minicursos que tratam de assuntos relacionados às questões ambientais da região. Simultaneamente, serão trabalhados temas escolhidos pelos municípios participantes. Dentro do eixo central desta edição: “Conectividade Socioambiental Brigadeiro Caparaó”, o Fórum tem como tema a Água, o Lixo e a falta de Educação Ambiental, com a proposta da gincana: Eu faço a diferença e Casa Comum, Nossa Responsabilidade. Nesta perspectiva, o evento visa incentivar os municípios participantes a implantar uma política ambiental de forma a propor mudanças de comportamento para a construção de uma vida sustentável.

 

As atividades serão ministradas por especialistas de instituições de cunho ambiental, como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Federal Sudeste MG - Muriaé e Rio Pomba, Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata, Polícia Militar (PMMG), entre outros.

 

Também serão realizadas apresentações de teatro de bonecos com a turma do Foguinho do Corpo de Bombeiros Militar para alunos da rede de ensino do município de Miraí.

 

Conscientização para um novo amanhã

 

O FoRea coleciona excelentes resultados por onde já passou, como em Lima Duarte, Manhuaçu, Muriaé, Juiz de Fora, Olaria, Leopoldina, Ubá, Tocantins, Divino, entre outros, em suas 19 edições já realizadas. “Houve uma transformação e sensibilização dos gestores municipais em relação à gestão ambiental, com movimentos para a criação de unidades como secretarias ou departamentos de meio ambiente, além da implantação de projetos nas escolas, focando os temas debatidos durante o evento”, ressalta Renato Gomes, analista ambiental do IEF e Secretário Executivo da CIEA MG ZM. 

 

Renata Fernandes
Ascom/Sisema

(32) 3217-1235 ou 99985-2373

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades