Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Acordo reforçará proteção da Serra do Curral

PDFImprimirE-mail

O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte assinam, na terça-feira (01/12), protocolo de intenções para a criação do Corredor Ecológico do Complexo Ambiental da Serra do Curral. A área de preservação irá interligar as unidades de conservação da serra que é cartão postal da capital mineira.

O trabalho reunirá o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação Municipal de Parques de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima. A assinatura do protocolo de intenções será realizada no dia 01 de dezembro de 2015, às 10 horas, no Parque das Mangabeiras.

O Protocolo tem por objetivo estabelecer o processo de criação Corredor Ecológico do Complexo Ambiental da Serra do Curral, como instrumento de gestão territorial para a promoção da conectividade entre os ecossistemas naturais possibilitando a dispersão de espécies e a recuperação de áreas degradadas.

A primeira das ações será a criação de um grupo para definir o plano de trabalho, o cronograma de execução, metas, atividades e recursos necessários. Além do poder público, a coordenação das atividades terá a participação de entidades e empresas inseridas na região.

O Complexo interligará as unidades de conservação inseridas na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA SUL RMBH) como o Parques Municipais de Belo Horizonte, Paredão da Serra do Curral e Mangabeiras; os Parques Estaduais da Serra do Rola-Moça e da Mata da Baleia; as Estações Ecológicas Estaduais de Cercadino e de Fechos, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Mata do Jambreiro, mantida pela Vale.

O Corredor Ecológico do Complexo Ambiental da Serra do Curral será o segundo do tipo implantado em Minas Gerais. Em 2014, foi criado o Corredor Ecológico Sossego-Caratinga que interliga áreas preservadas de Mata Atlântica no Leste do Estado.

 

 

Crédito: Arquivo Sisema

301115

Corredor ecológico

 

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades