Cetas Juiz de Fora solta mais de 100 aves em ASAS

Mais de 100 aves de diferentes espécies foram soltas, pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora - Cetas, em conjunto com uma equipe do Regional Mata do Instituto Estadual de Florestas – IEF, Polícia Militar do Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente de Ubá, em uma Área de Soltura para Animais Silvestres - ASAS, na região da Zona da Mata, inaugurando assim mais uma área do projeto.

As ASAS são locais disponibilizados por proprietários rurais para reintrodução de animais silvestres ao seu habitat natural. “Os animais ficam inicialmente, de 20 a 30 dias em um viveiro na propriedade onde serão soltos para aclimatação e são alimentados com frutos e sementes que encontrarão na região quando soltos”, explicou Sarah Stutz Reis, analista ambiental, bióloga do Cetas/IEF de Juiz de Fora.

Crédito:Luiz Henrique Ferraz Miranda - IEF

Preparação para a soltura de aves na região da Zona da Mata

O chefe do Regional Mata, analista ambiental, Luiz Henrique Ferraz Miranda, que participou da inauguração, agradeceu a colaboração do proprietário que acolheu o projeto e explicou que “o cadastro do imóvel foi aprovado com base em análise técnica que justifica o objetivo da restauração da fauna em áreas de restauração da flora que compõem reservas legais, conforme regulamentação. Esperamos com isso que o retorno da natureza seja mais rápido do que já foi no passado”.

Para segurança dos animais que serão soltos, as ASAS são mantidas em sigilo, evitando que os mesmos venham a ser vítimas de caçadores, como é o caso de cerca de 90% dos animais que foram soltos. O Sr. Sebastião, proprietário da área de soltura ressalta que “a atividade dessa propriedade tem como objetivo o desenvolvimento sustentável, o projeto ASAS é parte desse objetivo, que também visa proporcionar às futuras gerações um ambiente preservado”.

A coordenadora de Fauna da Regional Mata, Cláudia Maria Lourenço de Oliveira, ressaltou a importância das ASAS, “é fundamental sensibilizarmos proprietários rurais de diferentes regiões para se cadastrarem no projeto. Diariamente são recolhidos diversos animais que são identificados, anilhados, recuperados e reabilitados para serem destinados a essas áreas, que propiciam um retorno seguro a um habitat mais próximo possível de onde foram retirados”.

O cadastro no projeto ASAS é feito por meio do site do IEF. Em Juiz de Fora, o Cetas funciona junto à sede do Ibama, na Av. Prefeito Mello Reis nº 1.500, Bairro Aeroporto, telefones: (32) 3215-7662/3233-1269/3233-0077.

Renata Fernandes
SISEMA/Núcleo de Regularização Ambiental de Juiz de Fora