Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF participa da 46ª Semana do Produtor Rural

PDFImprimirE-mail

Durante os dias 13 e 17 de julho, ocorreu o maior evento de extensão da Universidade Federal de Viçosa, a Semana do Produtor Rural. Em sua 46ª edição, produtores rurais e seus familiares receberam qualificação em diversas áreas, através de cursos e palestras, com professores e especialistas em áreas de interesse do produtor, visando à melhoria da qualidade de vida e à produtividade.

Promovido pela Diretoria de Extensão e Cultura, o evento foi oficialmente aberto na tarde de segunda-feira, dia 13, em um espaço especialmente montado no Campus UFV Florestal.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor Geral do Campus, o professor Antônio Cézar Pereira Calil, e teve a participação dos demais diretores, chefes de institutos e servidores em geral, além de representantes de órgãos parceiros.

Após o Hino Nacional, executado pela flauta do músico José Carlos da Rocha, houve pronunciamentos do Prefeito de Florestal, Herbert Fernando Martins de Oliveira, do Diretor de Extensão e Cultura, Professor Antônio Carlos Fava de Barros e do Diretor Geral do Campus.

Em agradecimento aos constantes apoiadores da Semana do Produtor Rural, Antônio Calil entregou placas de homenagem a alguns parceiros, dentre eles o Agrônomo e Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas – IEF, Marcelo Massaharu Araki, pelos 15 anos de parceria técnica com a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - Cedaf.

 

Outros parceiros, como o Gerente Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, Robinson Paulitsch, e os Engenheiros Florestais Vergilius Amaro Clemente e Sergio Kochi, também foram homenageados por Antônio Calil.

Ao decorrer da semana, ocorreram atividades como palestras sobre o Cadastramento Ambiental Rural (CAR); o 1° Encontro de Agricultores e Agriculturas – Balaio de Saberes; exposição da Polícia Militar sobre crimes ambientais e conservação de fauna e flora; exposição de máquinas e implementos agrícolas, além de diversos cursos.

Dentre a programação cultural, o evento contou com o “Palco Aberto”, todos os dias, das 12h às 13h, além de shows e demais atividades no período da noite, onde o público presente encontrou também estandes com artesanato e vendas de comidas típicas.

Segundo o Diretor de Extensão e Cultura, a 46ª edição do evento foi iniciada com mais de trezentos inscritos para um total de 25 cursos, sendo que 18 deles são em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e sete ministrados por instrutores do campus.

“Esta edição do evento está resgatando um pouco do passado da Semana do Produtor Rural ao ser inteiramente realizada dentro do campus, de forma a torná-lo mais íntimo dos participantes.” diz Antônio Carlos de Barros.

Crédito: Marcelo Araki
210715-3jpg   faixa branca  210715-2
Curso de jardinagem

 

Cultivo de flores e plantas ornamentais

Além da homenagem recebida, Marcelo Araki ministrou o curso de Jardinagem com importância para cultivos orgânicos dentro de espaços internos e externos. Cerca de 30 pessoas participaram do curso no dia 16, quinta-feira. O analista ambiental apresentou, ainda, a palestra sobre Jardinagem Vertical e outra sobre Sistemas Agroflorestais e seu uso na recuperação de áreas degradadas, áreas de preservação permanente e reserva legal.

Karoliny Alvarenga
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades