Fórum de Educação Ambiental debate conectividade socioambiental

O XVI ForEA, organizado pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF, Regional Zona da Mata e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata - CIEA MG – ZM, com apoio da Prefeitura local, aconteceu no município de Vieiras. Com o tema central: “Brigadeiro/Caparó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”, o evento reuniu, nos dias 2 e 3 de julho, cerca de 400 pessoas.

O evento fez parte da V Semana Cultural, organizada pela Prefeitura Municipal de Vieiras. O objetivo foi envolver a sociedade por meio da educação ambiental, principalmente os professores das escolas públicas dos municípios deste pólo, que serão multiplicadores em sala de aula. Foram discutidos temas locais com propostas de ações futuras.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, participou da solenidade de abertura representando o governador e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz. Admirado com a participação no evento, o secretário garantiu sua presença em outros ForEAs em 2015.

Crédito:Renata Fernandes
Participantes durante Fórum de Educação Ambiental em Vieiras

A programação do Fórum proporcionou encontros com gestores municipais, palestras, oficinas, teatro e uma Feira de Municípios parceiros. Participaram representantes de 14 municípios desta regional da CIEA ZM. O município eleito para o próximo ForEA desta região, em 2016, foi Mirai.

O público foi formado por gestores ambientais municipais, representantes do poder público, sociedade civil organizada e empresas, sendo que as vagas foram destinadas da seguinte forma: 70% para o setor formal de educação e 30% aos demais participantes.

Renato Gomes, analista ambiental do IEF, Regional Zona da Mata, e organizador do ForEA, ressaltou o envolvimento dos convidados na participação do evento. “Fico feliz em ver que a cada ForEA cresce o número de participantes. Tudo graças a um grande trabalho de mobilização e ao apoio das prefeituras envolvidas”.

Ainda em 2015 estão confirmados ForEAs em Matipó, nos dias 9 e 10 de julho, Olaria, em setembro e Juiz de Fora em novembro.

Renata Fernandes