APA Sul promove blitz educativa em municípios próximos à Serra do Caraça

A Área de Proteção Ambiental (APA) Sul, gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) vai promover, no dia 21 de maio, nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, uma blitz educativa sobre a prevenção de incêndios florestais. A blitz vai ocorrer na rodovia estadual MG 129, no Trevo de Brumal, em Santa Bárbara, das 9h às 11h, e na entrada da cidade de Catas Altas, das 13h30 às 15h30h. A ação terá a participação da Polícia Militar Rodoviária, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros, dos servidores da secretaria de Meio Ambiente das prefeituras de Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais e de alunos de escolas locais.

Foto: Evandro Rodney

190515

APA Sul

Durante a Blitz, além de orientações sobre como evitar os incêndios florestais, os motoristas receberão, também, mudas de árvores nativas da região, que serão fornecidas pela prefeitura de Barão de Cocais e folders ilustrativos contendo informações sobre a preservação do meio ambiente e sobre a APA Sul. Alunos das escolas dos municípios que vão receber a blitz serão convidados a participarem da iniciativa. Eles serão treinados e atuarão sob a supervisão dos técnicos.

Segundo Luiz Roberto Bendia, a blitz tem o papel de educar as pessoas sobre a importância de evitar os incêndios florestais. “A prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes que temos para evitar incêndios. Principalmente agora, com esse momento de grave escassez hídrica por qual estamos passando, isso se torna fundamental, já que com a falta de água enfrentamos dois problemas: a dificuldade para se conseguir água para debelar o fogo e o fato de que a vegetação é protetora dos mananciais”, afirma.

Janice Drumond