PE do Ibitipoca dá posse a novos conselheiros

Amanhã, sexta-feira (19/12), ás 9h, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), empossará cerca de 30 novos conselheiros do Parque Estadual do Ibitipoca. O evento terá a presença do Gerente do Parque, João Carlos Lima de Oliveira e do Chefe do Escritório Regional da Mata (IEF), Alberto Félix Lasbik.

Serrão empossados conselheiros suplentes e titulares, representantes de Órgãos Públicos Ambientais das esferas federal, estadual e municipal e, ainda, representantes da sociedade civil organizada como sindicatos, associações, comitês de bacias e da comunidade científica.

Eles assumirão o compromisso de servir ao Estado de Minas Gerais e serão responsáveis por propor ações de proteção do patrimônio natural, histórico e cultural, bem como seus recursos cênicos e acervo espeleológico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

O conselho é um espaço para debates, negociações e exames das questões ambientais e demandas que ocorrem na Unidade de Conservação (UC). Segundo João Carlos, “a gestão do PE do Ibitipoca pretende ser modelo para outras UCs, conciliando a conservação dos ecossistemas com o ecoturismo, as atividades científicas e educacionais”. Ainda segundo o gerente, a primeira reunião do Conselho Consultivo  será no dia 13 de fevereiro próximo, e na ocasião, será tratado o Regimento Interno da Unidade.

paredadepedra_ibitipoca
A parede de pedra é um dos pontos turísticos do Ibitipoca

Parque Estadual do Ibitipoca

Localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, o Parque conta com uma área de 1.488 hectares. A unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul, ocupa o alto da serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira e é um dos Parques mais visitados em Minas Gerais.

Ângela Almeida
Ascom Sisema