1º Conselho Consultivo do PE Sete Salões é empossado

Em cerimônia realizada na cidade de Conselheiro Pena, nesta quarta feira (10/12), foi empossado o 1° Conselho Consultivo do Parque Estadual Sete Salões. Tomaram posse 30 conselheiros, sendo divididos igualmente em titulares e suplentes, para cumprir um mandato de dois anos. O Conselho busca alternativas que possibilitem melhor gestão na Unidade de Conservação (UC).

A posse foi presidida por pelo Chefe do Escritório Regional Rio Doce do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Edenilson Cremonini Ronquetti, e pela Coordenadora de Áreas Protegidas do mesmo regional, Luciana Oliveira Andrade. Os empossados representam entidades como IEF, Polícia Militar de Meio Ambiente e prefeituras dos municípios em que a unidade está localizada. Também fazem parte do conselho, integrantes de ongs, associações e sindicatos da região.

De acordo com a gerente do Parque Estadual Sete Salões, Eslainy Aparecida Repossi, o conselho é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais que ocorrem na UC. “Os conselheiros trabalham para que haja integração da unidade com a sociedade e, a partir disso, são realizadas ações que colaborem para o desenvolvimento sustentável da região”, ressalta a gerente.

A gerente afirma, também, que a primeira reunião acontecerá na primeira semana de fevereiro de 2015 e abordará a elaboração do regimento interno e o cronograma de reuniões do conselho. “O foco inicial será a educação ambiental e o cadastro das propriedades para a regularização fundiária”, relata.

Ainda conforme Repossi, o conselho garante que a gestão participativa possibilite melhorias na conservação do parque e na qualidade de vida da comunidade do entorno. “O trabalho em conjunto irá contribuir para que sejam preservados os atrativos naturais da unidade como a caverna Sete Salões e o Pico do Garrafão”, afirma. “A conscientização ambiental é de extrema importância para a preservação dos 20 córregos que nascem na unidade e são essenciais para o abastecimento de mananciais”, completa.

Foto: Eslainy  Repossi
pico_do_garrafo_matria
O Pico do Garrafão é um dos atrativos naturais do Sete Salões

Localizado nos municípios de Conselheiro Pena, Itueta, Resplendor e Santa Rita do Ituêto, o parque possui fauna local com espécies ameaçadas de extinção como o urubu-rei, jaguatirica, gato do mato, onça parda e bugio. A flora é composta por espécies arbóreas como peroba, sapucaia, quaresmeira, vinhático, ipê amarelo, bromélias, orquídeas, sempre-vivas e canelas de ema, dentre outras.

Leandro Félix
Ascom Sisema