Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Minas pode superar a marca de 200 Reservas Particulares do Patrimônio Natural

PDFImprimirE-mail

Minas Gerais está próximo de ganhar sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de número 200. Em março, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) reconheceu duas novas reservas como áreas de interesse para a conservação da biodiversidade. Em fevereiro, oito áreas já haviam sido reconhecidas. Juntas, elas somam 358,55 hectares de novas áreas protegidas no Estado.
 
Três das novas RPPNs estão localizadas no município de Ouro Preto e outras três no Sul do Estado, nos municípios de São Thomé das Letras, Brazópolis e Liberdade. Uma está situada na Zona da Mata, em Matias Barbosa e outra no sudeste do Estado e Passos. As outras duas estão localizadas na região central do Estado, em Sabará e Belo Horizonte.
 
A criação das RPPNs foi aprovada em dezembro pelo Conselho de Administração que reconheceu o interesse público na criação dessas reservas. “O próximo passo será a assinatura do termo de compromisso entre os proprietários e o IEF, garantindo a criação da reserva, e a averbação da área em Cartório”, explica a analista ambiental do IEF, Lívia de Oliveira Martins, responsável pelo Programa Estadual de criação de RPPNs.
 
200 RPPNs
 
Minas Gerais é o Estado que possui o maior número de RPPNs do Brasil. Atualmente, existem 198 áreas já consolidadas como RPPNs estaduais. Com as oito criadas em fevereiro, o número poderá chegar a 209 unidades de conservação da categoria que garantem a proteção de 91.977,55 hectares dos três biomas encontrados em Minas Gerais: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
 
A RPPN é uma área privada e tem como objetivo conservar a diversidade biológica. “A iniciativa dos proprietários dessas áreas demonstram que o compromisso de preservar a natureza está sendo cada vez mais assimilado pela sociedade”, afirma o diretor geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior.
Foto: Evandro Rodney
RPPNs tem como objetivo conservar a diversidade biológica
"O trabalho desenvolvido pelo IEF é de incentivo a todos que querem contribuir com a conservação da natureza”, afirma Bertholdino Teixeira Júnior. “A criação de uma RPPN é um exemplo das iniciativas que o cidadão pode tomar para ajudar nesse trabalho e o Instituto está pronto para apoiar e orientar a todos os interessados”, completa.

Para criar uma RPPN, o proprietário deve assinar um termo de compromisso com o IEF, que verifica a relevância ambiental da área, e, depois, fazer a averbação. Com a criação da Reserva todos os direitos e o domínio da área são mantidos, além disso, o proprietário recebe benefícios como a isenção de impostos sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
Outro benefício é que com a integração da área ao Sistema Nacional de Unidade de Conservação a área passa a ter um apoio maior dos órgãos governamentais para a fiscalização e proteção da área. Na RPPN é permitida, conforme o seu regulamento, a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
Além das RPPNs, Minas possui outras 113 unidades de conservação estaduais de diferentes categorias, como Parques, Reservas Biológicas e Florestas. Juntas, elas somam cerca de 2,7 milhões de hectares de áreas protegidas.


RPPN

Município

Área (hectares)

Fazenda do Córrego Acima

Ouro Preto

28,3

Albert Scharlé

Sabará

93,83

Angico

Passos

71,39

Mata do Carimbado

São Thomé das Letras

5

Morada dos Macacos

Brazópolis

13,5411

Sítio Boa Vista

Matias Barbosa

19,6925

Terra Una

Liberdade

9,11

Sitio Mata da Cruz

Ouro Preto

12,4

Portal Sul

Belo Horizonte

5,5677

Fazenda Vida Nova

Ouro Preto

99,72

TOTAL:

358,55


Emerson Gomes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades