Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselheiros tomam posse e iniciam trabalho em Ouro Preto e Mariana

PDFImprimirE-mail

Os integrantes do Conselho Consultivo conjunto do Parque Estadual do Itacolomi, da Área de Proteção Ambiental Seminário Menor de Mariana e da Estação Ecológica de Tripuí tomaram posse nessa segunda (09/12), em Ouro Preto para o mandato entre 2013 e 2014. Todas as unidades de conservação estão localizadas no município e na vizinha Mariana. 

Compõem o grupo, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra as unidades de conservação, representantes de prefeituras dos municípios situados na área de abrangência do Parque, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não-governamentais (Ongs), sindicatos e comunidades do entorno. 

O diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior, destacou a importância do Conselho como espaço de discussão das demandas socioambientais. “Todos aqui  reunidos tem uma missão especial que é promover a integração do parque com a sociedade de Ouro Preto e Mariana”, afirmou. 

conselho_mariana

Cerca de 100 pessoas estiveram na solenidade em Ouro Preto, na última segunda

Ambientação

No mesma solenidade, foi celebrada a parceria entre o IEF e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) para a implantação do Programa Ambientação no Parque Estadual do Itacolomi. A unidade de conservação é a primeira do Estado a receber o programa. 

A presidente da Feam, Zuleika Stela Chiacchio Torquetti, destacou  que a iniciativa pioneira pretende fortalecer as ações voltadas para o consumo consciente e para a gestão de resíduos no Parque nesta unidade. “O trabalho busca promover a sensibilização para mudança de comportamento”, afirmou. “A próxima unidade de conservação a receber o programa será o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, completou. 

O programa Ambientação é coordenado pela Feam, em parceria com a Fundação Israel Pinheiro e é desenvolvido em 51 prédios públicos do estado de Minas Gerais. No caso do Parque Estadual do Itacolomi, uma associação de Ouro Preto recolherá os resíduos e os destinará adequadamente.

Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades