Projeto do IEF promove arborização urbana em Juiz de Fora

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com Prefeitura de Juiz já arborizou cerca 100 hectares no município, área equivalente a mais de 100 campos de futebol. Foram usadas espécies nativas da região e reconhecida beleza natural, como os Ipês, Pau Brasil e Cedro Rosa, entre outras.

Segundo o Supervisor Regional do IEF, Alberto Felix Lasbik, o projeto é decorrente de convênio entre o IEF e a prefeitura municipal. Denominado “Cidade Verde” o plano visa à recuperação ambiental da área urbana da cidade. “A Prefeitura apresentou um projeto informando as áreas de interesse e prontificou-se a realizar o plantio e manutenção das áreas”, disse.

Em contrapartida, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do Escritório Regional do IEF de Ubá, fornece as mudas e insumos necessários, além de orientações técnicas para a realização dos trabalhos informou o supervisor. “Para conscientizar a população foram realizadas pela AGENDA JF, palestras de educação ambiental nas escolas próximas às áreas reflorestadas”, completou.

De acordo com o Analista Ambiental do IEF, José Mauricio Ferreira da Silva, a cidade de Juiz de Fora possui atualmente uma população de aproximadamente 510.000 habitantes e existem poucas áreas verdes, com isso, a arborização é   insuficiente para a amenização climática. “Certamente, com o aumento das áreas verdes urbanas a qualidade de vida da população irá melhorar”, ressaltou.

O “Cidade Verde” já está presente em 16 áreas do município totalizando 102 hectares sendo que algumas áreas já foram restabelecidas ambientalmente. Foram plantadas cerca de 97.800 mudas de espécies nativas dentre elas a Aroeira Pimenteira, Pau Brasil, Pau D'Alho, Cedro Rosa, Ipês Verde, Amarelo, Rosa, Roxo e Preto e Óleo de Copaíba. As áreas também receberam mudas frutíferas como a Araçá, Cambucá, Goiaba, Ingá açú, jenipapo e pitanga.

Foto: Arquivo IEF
Equipes preparam mudas para arborização urbana

A manutenção das áreas do “Cidade Verde” é realizada pelo município de Juiz de Fora. Algumas das áreas onde os reflorestamentos foram e serão realizados são cedidas por empreendimentos imobiliários, que são obrigados a possuir áreas verdes nos seus loteamentos, além das áreas institucionais. A previsão é que sejam plantados, cerca de 200 hectares, conforme prevê a nova proposta de reflorestamento.

Leandro Félix
Ascom Sisema