Parque Estadual Mata do Limoeiro inaugura sede em Ipoema

A sede do Parque Estadual Mata do Limoeiro será inaugurada nesta terça (08/10), às 10 horas, no município de Itabira. O prédio está instalado na antiga Escola Ipocarmo localizada entre os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, e foi cedida pela Prefeitura do município em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) que administra a unidade de conservação.

O diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior, afirma que a sede é essencial para permitir o trabalho de proteção da unidade de conservação. “Ainda serão realizadas melhorias no edifício, como a construção de um auditório e a transformação das salas de aula em alojamentos”, afirma.

O local será utilizado para a realização de treinamentos e cursos ligados à gestão de áreas protegidas e à proteção da biodiversidade.  “A unidade de conservação é uma referência para a comunidade, servindo de local para reuniões, ponto de apoio ao pesquisador e coordenação das atividades no interior do Parque”, afirma o gerente do Parque, Alex Amaral Oliveira.

Foto: Ascom Sisema
_dsc5501
Legenda foto: Nova sede será usada para treinamentos e cursos para proteção da biodiversidade

O contrato de cessão do prédio firmado entre o IEF e a Prefeitura de Itabira terá duração de 20 anos e poderá ser renovado. “O edifício deve se tornar a sede definitiva do Parque, já que a escola estava desativada há algum tempo e está localizada no interior da unidade de conservação”, explica o gerente do Parque.

Biodiversidade

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado no município de Itabira, no distrito de Ipoema e possui uma área de 2.005 hectares. Foi criado em 2011, atendendo reivindicação da comunidade local.  O local possui grande potencial turístico, com inúmeras cachoeiras, a Lagoa do Limoeiro e o Mirante da Estrada do Campestre.

A região integra os Mosaicos da Serra do Espinhaço, da Mata Atlântica e de Itabira e possui 65% de sua área é coberta por florestas. Na unidade de conservação podem ser encontradas espécies da fauna ameaçadas de extinção no Brasil, como o primata Bugiu.

Emerson Gomes
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos