Semana Florestal no Nordeste movimenta comunidade e recebe visitante ilustre

O Escritório Regional Nordeste do IEF, localizado na cidade de Teófilo Otoni, mobilizou a população em várias atividades relativas à Semana Florestal de 2013. No evento,  participantes plantaram três árvores que vão servir como fonte de alimentação para as preguiças que residem em praça da cidade. Quem passou por lá pôde vê-las ao longo da praça, fazendo a festa dos moradores.

Entre os dias 18 e 21 deste mês, a Praça Tiradentes em Teófilo Otoni foi palco de uma programação diversificada, que atraiu a população e agradou a todas as faixas etárias. Durante os quatro dias de evento em comemoração a Semana Florestal, promovido pelo IEF, houve distribuição de materiais com informações sobre árvores e recuperação de áreas degradadas, além de muita diversão.

Os técnicos do IEF e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estiveram presentes junto aos participantes e estimularam práticas sustentáveis, conservação da natureza e ensinaram a importância da preservação ambiental.

Além de jogos, concurso de desenho e redação, os moradores fizeram coleta de sementes e participaram da produção de mudas. Ao todo, Foram distribuídas 350 mudas de espécies nativas e frutíferas. Alunos de escolas estaduais da cidade participaram de jogos e brincadeiras que ensinavam sobre a Mata Atlântica,  bioma de ocorrência no local.

A Polícia Ambiental levou até a Praça alguns animais taxidermizados, ou seja, reproduzidos exclusivamente para exposição. Eles já foram extintos e faziam parte da fauna da Mata Atlântica e viviam na região.

Visitas ilustres

Os moradores da cidade de Teófilo Otoni já estão acostumados a ver algumas preguiças circulando pela Praça Tiradentes. Mas durante a Semana Florestal, vários desses animais deram o ar da graça.

Eles desceram de suas árvores e ficaram junto aos moradores, participando de todas as atividades. Os técnicos do IEF e os policiais ambientais que estavam presentes no local, estavam a todo o tempo fiscalizando a movimentação das pessoas mais próximas às preguiças e cuidaram para que nada de mal os acontecesse. Muitas crianças se divertiram e tiraram fotos dos animais.

Foto: Arquivo IEF
preguia 1