Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Nova edição da MG-Biota traz manejo de capivaras e nova espécie de sapo-cururu

PDFImprimirE-mail

O mais recente número do boletim científico ‘MG-Biota’ já está disponível e tem como temas o manejo de capivaras na Lagoa da Pampulha e a ampliação da coleção de Serpentes da Fundação Ezequiel Dias. Além disso, a publicação traz um artigo sobre uma nova espécie de anfíbio descoberta na região de Buritizeiro, no norte de Minas Gerais.

O artigo ‘Manejo de capivaras na Lagoa da Pampulha: a quem pode interessar’ reúne as questões relacionadas à proliferação da espécie no entorno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O trabalho é das pesquisadoras Thaís Queiroz Morcatty, Raquel Hosken Pereira da Silva, Pedro Carvalho Rocha e Maria Auxiliadora Drumond. O estudo apresenta o ponto de vista dos moradores locais e de órgãos públicos sobre o possível manejo das capivaras, bem como aborda os impactos e os diferentes aspectos do sistema ecológico da lagoa.

Já o artigo ‘Ampliação da Coleção Científica de Serpentes da Fundação Ezequiel Dias’, de Flávia Cappuccio de Resende e Giselle Agostini Cotta, destaca o acervo de 2921 espécies de ofídios mantido pela Fundação que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG. O destaque da edição é o artigo do biólogo Mário Ribeiro Moura, que trata da descoberta, em 2013, de uma nova espécie de anfíbio, um sapo-cururu, no cerrado mineiro que foi batizada de Procerathophrys carranca.

O boletim científico ‘MG-Biota’ busca mostrar a necessidade de manutenção das áreas que servem de abrigo para o grande número de seres vivos encontrados em Minas Gerais, muitos dos quais estão ameaçados de extinção e outros, ainda, desconhecidos pela ciência. A publicação disponibiliza informações sobre pesquisas científicas realizadas, principalmente, nas unidades de conservação de Minas Gerais.

A ‘MG-Biota’ é publicada bimestralmente pela diretoria de Pesquisa e Proteção da Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A publicação é de distribuição gratuita e também pode ser lida na internet, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/mg-biota



Thaís Lopes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades