Produção de mudas dá início a projetos de formação de florestas plantadas

O mês de agosto marca o início da produção de mudas em todo o Estado. Elas serão utilizadas nas chamadas florestas de produção que abastecerão o mercado que utiliza esse tipo de matéria-prima e que, com o apoio do Governo de Minas, vem buscando se tornar cada vez mais sustentável.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) é o órgão do Governo de Minas responsável pela produção das mudas utilizadas em todo o Estado. Todas são fornecidas a proprietários cadastrados junto ao Instituto no programa de fomento social ou a projetos desenvolvidos em parceria com outras organizações. Somente em 2013 serão produzidas cerca de 6,5 milhões delas, a maioria de eucalipto nos viveiros da instituição.

No caso do fomento social, as mudas, insumos e orientação técnica são fornecidos pelo IEF aos pequenos proprietários rurais cadastrados que precisam de produtos madeireiros para uso dentro da propriedade. “É uma forma de estimular novas oportunidades de geração de renda no campo e também reduzir o consumo de madeira proveniente de matas nativas, conservando as áreas naturais”, explica a diretora de Desenvolvimento e Conservação Florestal, Adauta Oliveira Braga.

“O IEF realiza o fomento social conciliado com a recuperação de áreas de matas nativas que estejam ameaçadas de alguma forma”, observa a diretora de Conservação Florestal do IEF. Os técnicos, ao realizarem vistorias nas propriedades cadastradas para receberem mudas, orientam os proprietários sobre os melhores locais de plantio e identificam áreas que necessitam de cuidados, especialmente em nascentes, matas ciliares e nas de topo de morro.

Evandro Rodney
materiafloretadeproducao01_evandrorodney
Florestas de eucalipto reduzem a pressão sobre matas nativas

Em 2013 o investimento é de cerca de R$3,7 milhões e as mudas produzidas ocuparão uma área de 1,5 mil hectares. Os recursos são provenientes de um acordo entre o Governo de Minas e o Banco Mundial para incentivo à produção sustentável.

Um exemplo de parceria para diminuição da pressão sobre os remanescentes florestais nativos é a parceria que o IEF possui com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Pelo Termo de Cooperação firmado entre as instituições, o IEF fornecerá cerca de 3 milhões de mudas para os projetos da Secretaria. “O que queremos é ampliar essa rede de parcerias com produtores rurais, organizações não governamentais e prefeituras para evitar a utilização de matas nativas”, afirma Adauta Braga.

As instituições e produtores interessados podem obter mais informações sobre como participar dos programas de fomento procurando um dos 13 escritórios regionais do IEF ou na internet, no endereço www.ief.mg.gov.br/regionais-ief

Emerson Gomes
Ascom Sisema