Oficina em Governador Valadares consolida propostas para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade

Terminou, na quinta-feira (20/06), em Governador Valadares, a VII Oficina Regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. A matriz de planejamento foi validada na plenária final pelos participantes dos grupos: Conservação da Biodiversidade, Agrobiodiversidade, Investigação Científica, Sociobiodiversidade e Temas transversais. Foram apontados 20 problemas com a proposição de 64 diretrizes e 112 programas a serem desenvolvidos na Bacia Hidrográfica do rio Doce.

Para o chefe do Escritório Regional de Florestas e Biodiversidade do rio Doce, Edenilson Cremonini Ronqueti, é muito importante ouvir os diversos setores da sociedade. “Com a realização dessas oficinas passamos a visualizar e entender situações que ainda não conhecíamos. A diversidade de ideias nos enriquece, mostrando e indicando problemas específicos, e, a partir disso, podemos identificar as oportunidades e propor projetos para a região”, frisou.

O Coordenador de Meio Ambiente Industrial e Florestal da Cenibra, Jacinto Moreira Lana, avaliou a realização da Oficina Regional como uma oportunidade que o Estado está oferecendo à sociedade em participar da elaboração de um Plano Estadual. “A dinâmica da oficina, onde todos os grupos puderam dar sua contribuição também aos outros grupos, foi muito produtiva. Várias inserções nos aspectos sociais, econômicos e de interação público-privada, puderam ampliar a qualidade do produto final do grupo de investigação científica”, disse.

Uma das propostas apontadas pelo grupo de Agrobiodiversidade foi a necessidade de ampliação e divulgação da certificação de produtos sem agrotóxicos e orgânicos e o biocontrole de pragas. Para o Fiscal Estadual Agropecurário do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), Marcelo de Aquino, essas questões agroecológicas são muito importantes para o uso de pequenos produtores e contribuem, consequentemente, para a questão de saúde pública e meio ambiente. Aquino ressaltou, ainda, que a realização das oficinas é importante para levar ao conhecimento do Estado a situação da região, além de dar oportunidade aos diversos segmentos de contribuir na proposição de programas e projetos voltados ao tema agrobiodiversiade. “Além da elaboração desse plano, o que esperamos é que ele seja realmente viabilizado”, frisou.

As propostas, diretrizes e programas consolidados nas oficinas regionais serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). A próxima oficina acontece em Julho, no município de Teófilo Otoni. As inscrições para a VIII Oficina estarão disponíveis no site do IEF na próxima semana.