Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

V Oficina Regional promovida pelo IEF discute biodiversidade na Zona da Mata

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza, nos dias 08 e 09 de maio, em Juiz de Fora, a V Oficina Regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. O objetivo do Plano é elaborar um instrumento de gestão pública, apontando as particularidades e propondo diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. A V oficina acontece no Hotel Victory, localizado à rodovia Presidente Itamar Franco, 1850, bairro São Mateus, a partir das 8h.

Estarão reunidos representantes de Ongs, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais. As propostas, diretrizes e programas apresentados nas oficinas serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

O Plano está sendo construído em três etapas. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em cada Secretaria de Estado. Todas as 19 secretarias foram ouvidas e puderam contribuir, diagnosticando em suas atividades os impactos positivos e negativos de suas ações, que têm interface com a biodiversidade. Na terceira e última etapa, estão sendo levantadas, por meio de oficinas, as proposições de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais. As oficinas contam com o envolvimento de diversos setores da sociedade.

Até o final do primeiro semestre de 2013 serão realizadas dez oficinas em todo o Estado. As quatro primeiras aconteceram em Divinópolis, Caetanópolis, Diamantina e Montes Claros. A definição dos locais das atividades leva em conta as bacias hidrográficas do Estado.


A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. Os documentos elaborados até o momento estão disponíveis no site do IEF. Clique aqui para visualizar

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades