Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Encontro Ambiental estimula comunidades do Alto Jequitinhonha a preservar

PDFImprimirE-mail

Atividades em diversas comunidades na região do Vale do Jequitinhonha serão realizadas durante o ‘Encontro Ambiental e Cultural de Milho Verde 2012’. O evento será realizado do dia 15 a 22 de julho, com destaque para o trabalho de preservação do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio e da Área de Proteção Ambiental (APA) das Águas Vertentes.


O evento marca as comemorações de um ano da criação do Monumento Natural, em Milho Verde, completados no dia 06 de junho de 2012. Para esse momento comemorativo será lançado o documentário "O Sorriso do Cerrado - Monumento Natural Várzea do Lajeado e Serra do Raio" e um catálogo de fotos da unidade de conservação. As mostras serão realizadas em três comunidades de moradores que vivem no entorno do Monumento: Capivari, Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.

Juntas, as unidades de conservação possuem uma área de cerca de 79 mil hectares. A APA ocupa áreas em sete municípios: Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. Já o Monumento Natural está localizado no distrito de Milho Verde, no município do Serro, ocupando uma área de 2,2 mil hectares no interior da APA.

Entre as atividades estão incluídas uma palestra sobre a identificação de flores da UC, caminhadas ecológicas a atrativos naturais da unidade de conservação, encontro com condutores turísticos locais etc. A programação completa do encontro está disponível no quadro abaixo. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (38) 3541.1672, junto às gerências da APA ou do Monumento Natural.

De acordo com o gerente do Monumento Natural, Alex Luiz Amaral Oliveira, esse é um momento de crescimento e comemoração junto às comunidades. “O trabalho conjunto fortalece a preservação da região”, afirma. Ele destaca a importância da reunião de formação do conselho consultivo que acontecerá no encontro. “O conselho será um importante passo na gestão da unidade de conservação”, destaca

Biodiversidade
A APA Águas das Vertentes foi criada em 1998 e está inserida nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica. A região é um vertedouro natural de água para os rios Jequitinhonha e Doce, encontrando-se lá as nascentes de importantes afluentes como os rios Araçuaí, Vermelho e Capivari, entre outros. Os principais pontos turísticos da APA são as comunidades de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras com suas cachoeiras e manifestações culturais.

Já o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio foi criado em 2011, protegendo áreas de significativa importância ecológica e paisagística em Milho Verde. Além de vegetação remanescente do cerrado rupestre e de mata atlântica, a área abriga grande quantidade de nascentes que abastecem as bacias dos rios Araçuaí, Doce e Jequitinhonha.

 

Programação ‘Encontro Ambiental e Cultural de Milho Verde 2012'

16/07 – 7 horas
Caminhada Ecológica na Serra dos Santos (com parada do Lajeado)
Grau de Dificuldade: Leve
Número de participantes: 25 pessoas
Duração: 3 horas
Inscrições na sede do Monumento e APA

17/07 – 15 horas
Reunião com Guias Turísticos e comemoração de um ano de criação do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio
Local: sede do Monumento e da APA, em Milho Verde

18/07 – 7 horas
Caminhada Ecológica na Cachoeira do Carijó (passando pelo Lajeado)
Grau de dificuldade: Médio
Número de participantes: 25 pessoas
Duração: 4 horas
Inscrições na sede do Monumento e APA

18/07 - 14 horas
Reunião para Formação do Conselho Consultivo do Monumento Natural
Local: Centro Cultural de Milho Verde

18/07 – 17 horas
Lançamento do DVD “O sorriso do Cerrado” e Catálogo do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio
Local: Centro Cultural de Milho Verde

19/07 - 17 horas
Lançamento do DVD “O sorriso do Cerrado” e Catálogo do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio
Local: Escola Municipal de Capivari

20/07 – 7 horas
Caminhada Ecológica – Subida a Serra do Raio
Grau de dificuldade: Alto
Número de participantes: 15 pessoas
Duração: 5 horas
Inscrições na sede do Monumento e APA

20/07 – 16 horas
Lançamento do DVD “O sorriso do Cerrado” e Catálogo Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio
Local: Salão da Associação Comunitária de São Gonçalo do Rio das Pedras

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades