Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Espécie de anfíbio encontrada na Serra do Brigadeiro ganha nome

PDFImprimirE-mail

Perereca de bromélia já era conhecida pelos pesquisadores, há quase dez anos, mas, só em 2007 começou a ser estudada, foi identificada como uma nova espécie e, enfim, batizada.



A mais nova espécie de anfíbio encontrada em Minas Gerais está no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata de Minas Gerais. A pererequinha de bromélia, como é popularmente conhecida, foi batizada em maio, como Sinax cosenzai, uma homenagem ao pesquisador Bráz Cosenza, da FAFILE de Carangola.

padro mais usual

A descoberta foi feita pela equipe do professor Renato Neves Feio, curador do Museu de Zoologia João Moojen da UFV. O anfíbio de apenas dois centímetros só é encontrado na Serra do Brigadeiro. Segundo o mestrando orientado pelo professor Renato Feio, João Victor Lacerda, “a princípio a espécie é endêmica, mas, possivelmente, com estudos e mais pesquisas, podem ser encontrados mais espécimes nos arredores do parque.

A perereca de bromélia já era conhecida pelos pesquisadores, há quase dez anos, mas, só em 2007 começou a ser estudada, foi identificada como uma nova espécie e, enfim, batizada. Segundo Lacerda, o animal possui características de coloração, canto e morfologia que a distinguem de todas as outras espécies mais próximas.

A espécie vive apenas em bromélia, planta que consegue armazenar água o ano todo, até mesmo em períodos secos. Segundo os pesquisadores, é comum a procura por novas espécies nessas plantas, pela sombra e umidade que o esconderijo proporciona. Ali, o girino se desenvolve e vive. “Durante o seu ciclo de vida, elas pulam de bromélia pra bromélia. Não saem dali, por isso são encontradas apenas em locais vastos da planta.” destacou Renato Feio.

Serra do Brigadeiro
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado na região da Zona da Mata e possui 14.984,27 hectares, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.

A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul. A unidade de conservação abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica. O Parque abriga vários Picos, entre eles o do Soares (com 1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m). A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando uma das mais belas imagens do Parque.

A unidade de conservação é um dos 38 Parques Estaduais de Minas Gerais, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Fonte: Ascom/Sisema
(31) 39151861

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades