Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF promove observação de pássaros na Serra do Rola-Moça

PDFImprimirE-mail


O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizará, no dia 24 de abril, uma caminhada ecológica para a observação de aves no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Avistavis 2011. A atividade começa às 8 horas com uma palestra ministrada por Gustavo Pedersoli, membro da organização não governamental Ecoavis. Logo após, acontece caminhada dentro do parque com os participantes inscritos no evento.

O número de inscrições para a atividade é limitado a 40 pessoas e os inscritos deverão usar roupas em tons neutros, como verde, bege, marrom ou camuflado para não espantar as aves durante a caminhada. O Avistavis ocorre desde maio de 2009 e é um evento trimestral. As inscrições para essa primeira edição em 2011 são realizadas gratuitamente pelo telefone (31) 3581-3782.

Durante o passeio, poderão ser observadas várias espécies de aves da região como: Seriema, Perdiz, Urubu-rei, Águia-chilena, Gralha-do-campo entre outras aves da fauna local. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e seus 3,9 mil hectares protegem importantes remanescentes de campos ferruginosos e de altitude e espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, o lobo-guará e o veado campeiro. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.

Rafael Araujo
Assessoria de Comunicação
Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades