Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Itacolomi é opção de passeio para os turistas de Ouro Preto e região

PDFImprimirE-mail

O Itacolomi oferece aos turistas trilhas interpretativas, lagoa com tirolesa e expedições ao Mirante do Custodio e ao Pico do Itacolomi. As expedições só podem ser feitas com acompanhamento de guia e acontecem diariamente, saindo da sede do parque às 8h30 da manhã.

Além do contato com o verde, o visitante pode conhecer algumas atrações histórico-culturais como a Casa Bandeirista com exposições dos Viajantes Naturalistas. O espaço, construído entre 1706 e 1708, é a antiga sede da fazenda São José do Manso e um ótimo exemplo de arquitetura colonial. Considerada por especialistas como o primeiro prédio público do Estado. Continuando o passeio pelo Centro de Visitantes Interativo e Museu do Chá.

A unidade de conservação conta ainda com uma infraestrutura composta de alojamentos, restaurante, playground, área de camping com capacidade para 30 barracas e/ ou 120 pessoas, estacionamento e quadra de areia. A taxa de entrada para visitantes é de R$ 6, e para campistas de R$ 15h. A capacidade máxima do parque é de 1.200 pessoas e estará aberto durante todo o feriado do carnaval de 8h às 17h.

O gerente do parque Juarez Távora, alerta os visitantes para a necessidade do cumprimento das regras da unidade de conservação para um turismo sustentável. “O visitante não deve esquecer-se de trazer água e protetor solar, mas a única coisa que pode levar do parque são fotos e lembranças. Seguir as normas é importante para que possamos recebê-los sempre.”.

O Parque

O Parque possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas. Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Os mais importantes são os córregos do Manso, dos Prazeres, Domingos e do Benedito, o rio Acima e o ribeirão Belchior.

Diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção podem ser encontradas na unidade de conservação, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira (ave migratória). Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos mouriscos. Levantamentos identificaram mais de 200 espécies de aves, como jacus, siriemas e beija-flores.

Maria Cristina Matos
Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades