Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Comunidade de Montes Claros recebe primeira etapa das obras do P.E. da Lapa Grande

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugura nesta segunda-feira (20/12) da primeira etapa de obras previstas para o Parque Estadual da Lapa Grande. A unidade de conservação localizada no município de Montes Claros, no norte do Estado, é uma das mais importantes para a conservação do patrimônio natural, cultural e histórico de Minas Gerais, abrigando cerca de 50 grutas e vasto acervo arqueológico.

A solenidade de inauguração será realizada na sede do Parque, às 11 horas, e terá a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Cerca de R$ 600 mil foram investidos na construção de uma portaria e reforma do conjunto arquitetônico da antiga fazenda Lapa Grande que se tornou a sede do Parque. O local foi equipado com um espaço para a administração, alojamento institucional e um centro para recepção ao visitante. Um sistema de tratamento foi construído para cuidar do esgoto gerado.

O Parque Estadual da Lapa Grande foi criado em janeiro de 2006 pelo Decreto Estadual nº 44.204. A unidade de conservação possui cerca de 7,6 mil hectares que abrigam os principais mananciais de fornecimento de água para cerca de 30% da população do município de Montes Claros. Está inserida na zona de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga, apresentando ainda remanescentes de Mata Seca.

A gerente do Parque, Aneliza Miranda Melo, afirma que a criação da unidade de conservação teve como objetivos principais proteger e conservar o complexo espeleológico, com destaque para a Lapa Grande que dá nome ao parque. As formações, por sua vez, abrigam inúmeros sítios arqueológicos, inclusive a céu aberto, cuja ocorrência é rara.

Aneliza observa ainda que trata-se da inauguração das obras para conservação da unidade e que a visitação se manterá restrita e mediante agendamento. "A abertura para os visitantes em geral ainda depende de uma série de estudos como o plano de manejo, especialmente o plano de uso público, que definirão, por exemplo, quantas pessoas podem entrar diariamente na área", afirma.

Inauguração da primeira etapa de obras previstas para o Parque Estadual da Lapa Grande
Data: 20/12/2010 - 11 horas
Local: Parque Estadual da Lapa Grande, Montes Claros.

 

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades