Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Comitiva do Banco Alemão KFW visita Unidades de Conservação Estaduais

PDFImprimirE-mail

Uma comitiva do governo alemão formada por representantes do KFW, do Departamento América Latina do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e da Agência de Cooperação técnica Alemã (GTZ), realizaram no último final de semana (11/12 e 12/12) uma visita a três unidades de conservação estaduais. A visita foi acompanhada pelo coordenador geral do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), Eduardo Grossi.

De acordo com Grossi o objetivo da missão alemã foi fazer um reconhecimento das ações do Promata no âmbito da proteção das Unidades de Conservação. Além da visita aos Parques Estaduais do Rola-Moça, Itacolomi e Rio Doce, o grupo se informou sobre os avanços nos mecanismos de administração estabelecidos nas UCs mineiras, dentro das mais modernas ferramentas de gestão. “Essa visita pôde proporcionar uma ótima impressão quanto às melhorias na administração das Unidades de Conservação, resultado da importância atribuída pelo governo do estado à questão ambiental”, ressaltou Grossi.

A renovação do contrato com o banco alemão de Desenvolvimento foi realizada no final de 2009 e prevê para a fase II, que vai de 2010 a 2013, recursos de 8 milhões de euros por parte do KFW e 7,6 milhões por parte do governo de Minas. A área de abrangência do Projeto passou de 140.000 km2 para 223.000 km2, um aumento de mais de 50%, indo desde o sul da Bahia ao norte de São Paulo. Além das unidades de conservação da Fase I, mais sete novas unidades foram incorporadas na nova fase visando o fortalecimento da sua proteção, administração e uso público. “É importante ressaltar que os recursos já aplicados pelo KFW, por meio do Promata, em nove unidades de conservação estaduais permitiram que seis delas estejam, hoje, dentre as mais bem instaladas no país”, frisou o coordenador do Promata.

Em avaliação executada no último mês de outubro, por consultoria contratada pelo banco alemão, sobre os impactos e desempenho do Promata, foi constatado que o Projeto adotou uma concepção moderna e participativa, implementando estratégias, conceitos e mecanismos de gestão pioneiros e inovadores de proteção das UCs, de desenvolvimento sustentável nos seus entornos, de apoio ao monitoramento, controle e fiscalização, assim como de prevenção e combate aos incêndios florestais. Nesse processo, foram também privilegiadas as parcerias com as entidades civis organizadas, com as representações sociais dos diversos atores locais, Universidades e outras instituições.

A consultoria destacou também a compatibilidade e a sinergia das ações do Projeto em relação às políticas públicas para o meio ambiente no âmbito do planejamento estratégico do Governo estadual.

Projeto de Proteção da Mata Atlântica - O Promata resulta de um acordo de Cooperação Financeira Brasil-Alemanha, através do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento). Para a realização da primeira fase, iniciada em 2003 e concluída em 2007, o Promata recebeu uma doação de 7,7 milhões de euros do Governo Alemão, com aplicação de outros 7,3 milhões de euros como contrapartida, por parte do Governo de Minas, aplicados pela Semad e pelo IEF.

Os recursos foram integralmente investidos pelo IEF na proteção, recuperação e profissionalização da gestão de Unidades de Conservação (UCs) situadas na região de abrangência do bioma no Estado. O Projeto contribuiu também para a obtenção de melhores condições estratégicas e operacionais de fiscalização, controle, monitoramento e prevenção e combate a incêndios florestais. Além disso, apoiou ainda o desenvolvimento de iniciativas pioneiras para o fomento à recomposição da Mata Atlântica mineira.

 

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades