Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Expedição alerta sobre risco de extinção da fauna mineira

PDFImprimirE-mail

 

No trajeto foram contemplados os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro, Pico do Itambé, Serra das Araras, Mata Seca, Verde Grande, Lagoa do Cajueiro, Serra do Papagaio, Biribiri e do Rio Preto, além das Área de Proteção Ambiental (APA) Pandeiros e os Refúgios da Vida Silvestre do Rio Pandeiros e Chapada Gaúcha. 

Com apresentações teatrais a expedição procurou retratar a fauna de Minas Gerais, alertar sobre os riscos de extinção de algumas espécies, estimular a reflexão e a sensibilização sobre o papel de cada cidadão na preservação da natureza. Durante 45 dias a equipe percorreu áreas de risco e locais onde há registros de espécies ameaçadas de extinção. O trabalho envolveu cerca de 20 escolas municipais e estaduais, atingido uma média de 4 mil alunos e professores com duas apresentações por município visitado. 

Os espetáculos foram conduzidos pelo apresentador Magrão e pelos bonecos Louro Lelé, Bicão, Guarda Pepe, a protagonista Doutora Natureza e o antagonista Tião Ganâncio. “Não tem preço ver nas crianças a receptividade que tivemos e a oportunidade de levar conhecimento sobre a fauna e a flora para lugares muito carentes”, ressalta o gerente de Proteção à Fauna e Flora do IEF, Miguel Ribon.  

A Expedição Fauna das Gerais foi realizada em parceria com a Organização não Governamental (Ong) 4 Cantos do Mundo e integra a Campanha Estadual de Proteção à Fauna, que visa promover ações educativas e de mobilização social sobre as agressões e pressões que a fauna tem sofrido e que ameaçam de extinção, a médio e a longo prazo, várias espécies silvestres. Além disso, a campanha procura sensibilizar a sociedade civil mineira a respeito dos danos provocados pelo comércio ilegal de espécies, pela caça predatória, perseguição ou apanha e atropelamentos de animais e também pela destruição de habitat provocados por queimadas, desmatamentos, poluição e outras ameaças indiretas.  

Os resultados do trabalho, bem como as notícias, produções de fotos e vídeos e outras informações podem ser visitados no blog www.faunadasgerais.org.br

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades