Inauguração de sub-base amplia eficiência no combate a incêndios florestais em Minas

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugurou nesta quinta-feira, na cidade Januária (Norte do Estado) mais uma unidade física da Força Tarefa Previncêndio. Na construção da Sub-base de Januária foram investidos cerca de um milhão de reais em obras. Localizada no aeroporto da cidade, esta estrutura atenderá à região norte do Estado, onde existem 14 grandes unidades de conservação. Além desta, existem uma base operacional em Curvelo, na região central de Minas e outra sub-base em Viçosa, na Zona da Mata mineira, com previsão de inauguração até o fim do ano.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, a inauguração da sub-base representa um ganho logístico no combate aos incêndios florestais no norte. “Com a nova estrutura reduziremos consideravelmente o tempo de início de combate. É importante que a região Norte possua sua unidade, já que aqui estão localizadas importantes unidades de conservação estaduais e o maior remanescente da vegetação nativa do estado”, afirmou.

Na sub-base estão reunidos equipamentos, pessoal e infraestrutura adequados para vigilância, monitoramento e combate a incêndios florestais no período seco, considerado o crítico do ano, que normalmente vai de junho a novembro. Na sub-base foi construída uma sala de monitoramento equipada com computadores que recebem constantemente imagens captadas por satélites que monitoraram os focos de calor na região. Além disso, veículos estão à disposição para transportar brigadistas e equipamentos no caso de incêndios. Outro ponto importante é a existência de estrutura de pistas para decolagem e abastecimento de aeronaves utilizadas pelo Previncêndio para combate aéreo.

A sub-base é um ponto avançado para atuação da Força-Tarefa, que tem sua base principal no município de Curvelo. Além das salas de administração e pessoal, a sub-base possui alojamento para 36 pessoas e auditório para 45. Cerca de 20 brigadistas ficarão permanentemente na sub-base durante o período de maior ocorrência de incêndios florestais. Durante o trabalho de combate a incêndios nas unidades de conservação da região, equipes, aeronaves e equipamentos ficarão no local.

Força-Tarefa

Os investimentos no trabalho de combate a incêndios florestais em Unidades de Conservação de Minas Gerais estão estão sob coordenação do IEF. Desde 2007, foram investidos cerca de R$ 25 milhões.

A Força-Tarefa Previncêndio foi criada em 2005 num esforço conjunto de diversos órgãos do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar o trabalho de combate a incêndios florestais no Estado. Primeira do gênero na América Latina, a Força Tarefa é coordenada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, a Coordenadoria de Defesa Civil,  a Prefeitura Municipal de Curvelo e parceiros privados.

O município de Curvelo foi escolhido para abrigar a base principal da Força-Tarefa por estar localizado no centro geográfico de Minas Gerais, permitindo que as equipes cheguem a qualquer local do Estado em até duas horas. Na base localizada no Aeroporto do município está localizada a sala de monitoramento com o sistema de vigilância de focos de calor via satélite e a central do telefone para informes de incêndios florestais funciona durante as 24 horas do dia

Atualmente, a Força trabalha com cinco helicópteros de apoio (um da Polícia Civil, um da Polícia Militar, um do Corpo de Bombeiros e dois do IEF), nove aviões Air-Tractor para lançamento de água sobre o fogo, três aeronaves para monitoramento e uma para transporte de pessoal e equipamento. Cerca de 300 servidores e cinco mil brigadistas voluntários estão distribuídos por todo o Estado de prontidão 24 horas por dia. A equipe da Força Tarefa está de prontidão 24 horas por dia para atendimento às ocorrências e denúncias através do telefone 0800 28 32323.

Fonte:
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.