Esporte, natureza e consciência ambiental no Parque do Rola Moça

Mantendo a tradição de receber eventos de educação ambiental e lazer para a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça sediará no domingo, dia 2 de maio, a Quinta Etapa do Circuito Mineiro de Trekking 2010. O objetivo do evento é promover a prática do esporte de aventura aliada à conscientização ambiental vivenciada na prática. Sua realização foi possível através de uma parceria entre a empresa Minas Trekking Eventos Ltda. e a ONG Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, com apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). A concentração para a largada e o término da prova serão no Centro Integrado do Barreiro do Parque localizado na Via Geraldo Dias s/n, no bairro Barreiro de Cima.

Conhecido também como enduro a pé de regularidade, a prova consiste em realizar um percurso pré-determinado pela organização. Pelo caminho, os competidores deverão superar obstáculos naturais, recorrendo sempre à planilha, que indica a velocidade média além distâncias e referências. A prova não é de velocidade, portanto o desafio se encontra em seguir as orientações da planilha, aliando tática e esforço físico. Além de muito senso de direção e capacidade de interpretação, os competidores poderão contar com alguns equipamentos utilizados na navegação, como calculadoras, cronômetro e bússola.

As equipes que desejarem participar deverão realizar a inscrição com antecedência. Não é preciso ter experiência nesse tipo de competição, qualquer pessoa pode montar uma equipe e participar. A expectativa de público no evento é de 500 competidores, além de seus acompanhantes e população da região.

Segundo o gerente do Parque, Edmar Monteiro, “O Circuito mineiro de trekking vem fortalecer e diversificar ainda mais o nosso calendário já bastante intenso de eventos de turismo. O trekking, assim como as atividades de ciclismo, são dois dos principais focos do público do Rola Moça. Este evento pode demonstrar para a comunidade, principalmente do barreiro onde será realizada a prova,  que o Rola Moça e uma importante opção de ecoturismo para aqueles que vivem em seu entorno” Observou.

Com 3.941,09 hectares, o Parque Estadual Serra do Rola Moça é o palco ideal para esse tipo de competição. Situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, com várias trilhas, montanhas e riachos, o que não faltam são desafios para os competidores superarem. Durante a prova, serão realizadas palestras, apresentações culturais e debates, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a excelente infra-estrutura da Unidade de Conservação.

Serviço:

5ª Etapa Circuito Mineiro de Trekking na Estrada Real
Data: 02 de maio a partir das 8h
Local: Parque Estadual Serra do Rola-Moça
Informações: (31) 3262 -1635
Parque Estadual Serra do Rola-Moça: (31) 3581 - 3523

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.