Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Resultados do Projeto Água Viva superam expectativas

PDFImprimirE-mail

O Projeto de sustentabilidade da sub-bacia do Rio Paracatu, o Água Viva, da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental (DEDUC) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), encerrou as suas ações na região, em evento realizado ontem (11), no município de Paracatu, Minas Gerais. O Encontro Sustentar 2009 reuniu cerca de 250 pessoas, entre autoridades locais, prefeituras, estudantes, professores, instituições de ensino, empresas, pescadores, produtores rurais, entidades de classe, associações, sindicatos e comunidade em geral.

Na abertura do evento, o diretor de Desenvolvimento e Conservação Florestal (DDCF) do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Luiz Carlos Cardoso Vale, ressaltou a importância da sub-bacia do Rio Paracatu, contribuinte da Bacia do Rio São Francisco. “O Projeto Água Viva é significativo para a conscientização ambiental da comunidade da região”, completou. Já a Conselheira para Coordenação e Desenvolvimento e representante da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional no Brasil, Anne Gaudet, lembrou dos esforços conjuntos entre Brasil e Canadá no Projeto Peixe, Pessoas e Água, em Três Marias, Minas Gerais. “As ações e resultados de projetos como esses, que têm adesão voluntária, são motivos de orgulho para todos os envolvidos”, afirmou. 

Durante o Encontro, ocorreram palestras sobre: “Água”, proferida pelo coordenador-geral do Pró-Água, em Minas Gerais, Antônio Eustáquio Oliver; “Floresta e Biodiversidade”, coordenada pelo diretor Luiz Vale; “Consumo Consciente”, realizada pela diretora da DEDUC, Ana Luiza Dolabela e “Pesca”, feita pelo analista ambiental do IEF, Carlos Frederico Guimarães. Após as palestras, o analista ambiental do IEF e coordenador e idealizador do Projeto Água Viva, Ricardo Henrique Cottini, apresentou os resultados do Projeto e ressaltou que os números ainda podem aumentar, já que os deste mês de novembro ainda não foram fechados. 

De acordo com Cottini, as ações do projeto na região foram bastante significativas. De 2007 a 2009, foram gastos com o Água Viva R$ 409.134,80, sendo 7.431 pessoas orientadas diretamente. Além disso, o Projeto realizou 62 eventos de mobilização e de capacitação, como encontros, seminários, fóruns, dias de campo, cursos e oficinas, nos 14 municípios mineiros que fazem parte do Projeto e distribuiu para a comunidade 50 mil cartilhas para orientação de alunos, pescadores e produtores rurais, 100 mil cartilhas institucionais do projeto, além de afixar placas educativas por toda região.  

Em relação às ações integradas com o IEF, Cottini explica que o Programa Pró-Cerrado “Revitalização de Áreas de Preservação Permanente no Baixo Paracatu” até o final de 2010 irá atender seis micro-bacias, cercar 200 nascentes, implantar 300 quilômetros de cerca em matas ciliares, veredas, áreas degradadas e realizar plantio de 157 mil mudas de espécies nativas do cerrado. 

Outras ações importantes do projeto, segundo o coordenador do Água Viva, foram os Pactos de Cooperação Técnica realizados entre Secretarias Estaduais parceiras do Sisema, intervenções, como a realizada junto ao Comitê do Rio Paracatu para a inclusão dos municípios de Buritizeiro e Santa Fé de Minas como membros do mesmo e parcerias, como o convênio com a Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito de Minas Gerais, na execução de blitze educativas, treinamentos, revisão de legislação da pesca, dentre outras atividades. 

Cottini observou que o projeto encerrou as atividades na região superando as expectativas previstas e que em 2010 irá fazer uma análise mais aprofundada de todas as atividades. “A comunidade e todos os atores sociais envolvidos entenderam a importância que cada um tem para a sustentabilidade da sub-bacia. O projeto acabou, mas as ações para conservação do meio ambiente devem ser contínuas e nunca devem ter fim”, analisou.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades