Treinamento orienta catadores de materiais recicláveis sobre adesão a programas do Governo de Minas

Notícia

Sex, 22 nov 2024
Capacitação reafirma o compromisso do Estado em fortalecer o trabalho das associações e cooperativas de catadores

Foto: Divulgação Sisema
Durante a capacitação os catadores foram orientados sobre a gestão de recursos e documentação no projeto
Durante a capacitação os catadores foram orientados sobre a gestão de recursos e documentação no projeto "Reciclando Dignidade"

Representantes de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis receberam, na última terça-feira (19), orientação sobre os procedimentos para adesão ao Programa Bolsa Reciclagem e ao Projeto Reciclando dignidade, do governo de Minas. Realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), o treinamento reafirma o compromisso do Estado em fortalecer o trabalho das associações e cooperativas de catadores, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade.

Durante a capacitação os catadores foram orientados sobre a gestão de recursos e documentação no projeto "Reciclando Dignidade", iniciativa que pretende promover a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis no estado, estabelecendo uma ponte entre sustentabilidade ambiental e justiça social.

O projeto, idealizado pelo Serviço Social Autônomo (Servas), com contribuição técnica da Semad e financiamento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), busca garantir que esses trabalhadores tenham acesso a direitos como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, licença maternidade, pensão por morte, entre outros.

Os catadores também foram orientados sobre o as regras para envio de documentações, o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitação de documentos, diretrizes para preenchimento de notas fiscais e listas de membros das organizações de catadores, relacionadas ao Programa Bolsa Reciclagem, além do processo de cadastro das organizações no SERVAS.

A superintendente de Resíduos da Semad, Alice Libânia, também acompanhou o treinamento e esclareceu as dúvidas dos participantes. A coordenadora do CMRR, Ana Paula Gonçalves, destacou a importância da capacitação. “Esse treinamento foi extremamente proveitoso. Tivemos a oportunidade de orientar diretamente as associações e cooperativas, esclarecendo dúvidas importantes sobre os procedimentos do Programa Bolsa Reciclagem. O engajamento dos participantes demonstra o compromisso das organizações em fortalecer seu papel na cadeia de reciclagem e na construção de uma sociedade mais sustentável”, ressaltou.

O catador de materiais recicláveis, Anderson Viana, compartilhou sua experiência com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ressaltando os principais benefícios da ferramenta. Ele enfatizou as vantagens do sistema, como a redução de custos e a agilidade e segurança no envio de documentos.

Wilma Gomes
AScom/Sisema