Minas Gerais é reconhecido por gestão de resíduos sólidos durante evento em São Paulo

Notícia

Criado: Ter, 10 dez 2024 18:04 | Atualizado: Ter, 10 dez 2024 18:46
Iniciativas que alinham inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico foram enaltecidas durante premiação da ABREMA

Foto: Sisema/Divulgação

Em evento organizado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), nessa segunda-feira (9), em São Paulo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi reconhecida, por meio da secretária Marília Melo, pela destacada atuação da pasta na gestão de resíduos sólidos em 2024. O encontro também marcou o lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos e do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) 2024.

O papel dos servidores no trabalho de fechamento de lixões e na implementação de políticas sustentáveis foi enaltecido durante a homenagem à Semad. Além da secretária, também participaram do evento o subsecretário de Saneamento, Anderson Diniz, e a superintendente de resíduos sólidos, Alice Libânia. Segundo a ABREMA, a atuação da secretária Marília Melo tem sido fundamental para o desenvolvimento de soluções técnicas eficientes que colocam Minas Gerais como referência no setor.

Durante a entrega da premiação foi ressaltada, ainda, a liderança da Semad em iniciativas que alinham inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, reforçando o compromisso com a transparência e o planejamento na gestão ambiental.

Resultados expressivos no combate aos lixões

Marília Melo destacou, durante o evento, os avanços de Minas Gerais na destinação de resíduos sólidos. “Hoje, 74% da nossa população já conta com destinação adequada de resíduos sólidos urbanos, e conseguimos reduzir em 27% o número de lixões no estado. Estamos em processo de alinhamento com mais seis consórcios públicos, que beneficiarão 120 municípios e permitirão o encerramento de mais 44 lixões em breve”, afirmou.

A secretária também mencionou o impacto social das ações, com destaque para o programa Bolsa Reciclagem, pioneiro no Brasil, que já investiu R$ 19 milhões em apoio a 85 associações de catadores de materiais recicláveis. Segundo Marília, o governo estadual trabalha, ainda, para implementar a logística reversa, com metas concretas para 2026.

A ABREMA e sua contribuição para o setor ambiental

Fundada em 2023, a ABREMA tem como missão transformar passivos ambientais em ativos energéticos, promovendo uma economia de baixo carbono e incentivando a circularidade no uso de materiais.

O evento, realizado no espaço Bisutti Traffô, na Vila Olímpia, reuniu especialistas e representantes do setor.

Loreena Cordeiro

Ascom/Sisema