Governo de Minas prorroga prazo para inscrições da sociedade civil para compor equipe de organização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

Notícia

Seg, 13 jan 2025
Interessados podem agora se inscrever até o dia 17 de janeiro

Foto: Divulgação Sisema
Ao todo, 14 representantes titulares e suplentes serão selecionados para integrar a Comissão Organizadora Estadual (COE) do evento
Ao todo, 14 representantes titulares e suplentes serão selecionados para integrar a Comissão Organizadora Estadual (COE) do evento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), prorrogou o prazo para inscrições de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que se interessem em participem da equipe de organização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, a ser realizada nos dias 11 e 12 de março, em Belo Horizonte. Ao todo, 14 representantes titulares e suplentes serão selecionados para integrar a Comissão Organizadora Estadual (COE) do evento. Os interessados podem agora se inscrever até o dia 17 de janeiro. 

Os representantes terão diversas atribuições na COE durante a vigência da 5ª Conferência Estadual, como coordenar, promover e realizar a etapa estadual do debate, além de orientar o trabalho das Comissões Organizadoras das Conferências Municipais.

O resultado da conferência estadual será um relatório com propostas a serem encaminhadas à Coordenação Executiva da Conferência Nacional. Compete a COE o acompanhamento e monitoramento dos resultados, entre outras funções, conforme Chamamento Público Nº 01/2024, que pode ser acessado aqui.

Qualquer OSC estabelecida em Minas Gerais poderá indicar dois representantes, desde que as entidades tenham atuação comprovada em meio ambiente, mudanças climáticas e áreas afins, como mitigação, adaptação e preparação para desastres, segurança energética, entre outros.

A documentação completa deverá ser encaminhada para o e-mail o e-mail 5cema@meioambiente.mg.gov.br com o Assunto “Inscrição – Chamamento 5CEMA”. O resultado da habilitação e a classificação serão divulgados no site da Semad e no Diário Oficial do Estado. 

5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

As Conferências Estaduais serão responsáveis por promover diálogos sobre a emergência climática e servirão de subsídio para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente que acontece em maio de 2025, quando serão elaboradas proposições para implementação e revisão da Política Nacional sobre Mudança do Clima. O tema definido pelo Governo Federal é “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”.
 
O evento contará com representantes das prefeituras, do setor empresarial, da comunidade acadêmica, bem como de organizações da sociedade civil. O Regulamento da 5º CEMA-MG encontra-se aqui.

A etapa estadual elegerá 70 delegados para compor a Etapa Nacional com a seguinte distribuição: 50% de representantes da sociedade civil, assegurando que destes, no mínimo 1/5 (um quinto) seja de povos/comunidades tradicionais e povos indígenas; 30% de representantes do setor privado; 20% de representantes do poder público, assegurando que destes, no mínimo 1/2 (um meio) sejam de governos municipais.

A 5ª Conferência Estadual está organizada em 5 eixos: I – Mitigação; II – Adaptação e preparação para desastres; III – Transformação Ecológica; IV – Justiça Climática; V – Governança e Educação Ambiental, que orientarão os debates. A Conferência se divide em etapas, sendo: I – Etapas preparatórias; II – Etapa Estadual.

Matheus Adler
Ascom/Sisema