Embalagens plásticas de óleos lubrificantes - SEMAD
- Acessibilidade
- 1 Ir para o conteúdo
- 2 Ir para o menu
- 3 Ir para a busca
- 4 Ir para o rodapé
- 5 Ir para o fale conosco
O que você está procurando?
- Início
- Institucional
- Transparência
- Painel de Indicadores do Sisema
- Bens
- Compras e Contratos
- Concurso Público
- Contratações para enfrentamento do coronavírus (COVID-19)
- Convênios de entrada
- Convênios, Repasses e Transferências
- Credores - Pendências de Pagamento
- Dados Abertos
- Doações e Comodatos
- Fhidro - Convênios
- Informações Classificadas e Desclassificadas
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD no Sisema
- Obras Públicas
- Participação Social
- Prestação de contas
- Procedimentos licitatórios enviados para o TCE/MG
- Programas e Ações
- Receitas e Despesas
- Relatórios Anuais de Qualidade do Meio Ambiente
- Servidores
- Painel de Gestão de Termos de Compromisso de Barragens de Mineração
- Fiscalização
- Gestão Ambiental
- Resíduos Sólidos
- Saneamento
- Editais
- Noticias
- Portais
- Conselhos Estaduais
Embalagens plásticas de óleos lubrificantes
Artigos
O sistema de logística reversa de embalagens plásticas de óleos lubrificantes foi o primeiro instituído em esfera federal por meio de acordo setorial, assinado em dezembro de 2012. O sistema possui como entidade gestora o Instituto Jogue Limpo, que já possui termos de compromisso assinados com diversos estados brasileiros.
Em Minas Gerais, o termo de compromisso firmado entre a Feam e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMAD junto ao setor de embalagens plásticas de óleos lubrificantes pós-consumo foi assinado sem ter havido prévia publicação de edital de chamamento, após apresentação voluntária de proposta à Feam do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – SINDICON, Sindicato Interestadual das Indústrias Misturadoras e Envasilhadoras de Produtos Derivados de Petróleo - SIMEPETRO e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais - MINASPETRO. Esse termo oficializou a implantação do sistema de logística reversa proposto no estado. Apesar do termo de compromisso entre o Estado de Minas e o Instituto Jogue Limpo ter vencido, o sistema continua em operação. Segundo dados publicados pelo Jogue Limpo, em 2022, o sistema realizou coleta em 3.281 pontos geradores; 958 pontos geradores, em 284 municípios mineiros, apresentaram “coleta zero”. Até o final de 2022, havia 30 pontos de entrega voluntária (PEVs) do sistema ativos em Minas Gerais.
Os pontos de coleta estão alocados em geradores de embalagens de óleo lubrificante - postos de combustível ou, em menor número, estabelecimentos de troca de óleo - vinculados ao programa a partir da assinatura de um termo de adesão. As embalagens coletadas são transportadas para centrais de recebimento licenciadas, localizadas em Betim e Araguari. As unidades de destinação localizam-se também em Araguari e Betim, destacando-se como forma de destinação a reciclagem. Segundo dados do instituto, foram recebidas e destinadas cerca de 470 toneladas de embalagens de OLUC em 2022.
Segundo estabelecido na Deliberação Normativa (DN) COPAM 249/2024, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens de óleos lubrificantes deverão cumprir as diretrizes e obrigações mínimas estabelecidas na DN para estruturação, implementação, operacionalização, aprimoramento, monitoramento e divulgação de Sistema de Logística Reversa desses resíduos em Minas Gerais, atendendo as seguintes metas:
Setor |
Metas quantitativas |
Metas geográficas |
Embalagens de óleos lubrificantes |
2025: 23% 2026: 25% 2027: 27% |
100% dos municípios mineiros com ponto de venda de óleo lubrificante. |
Relatório de acompanhamento – Feam
Resultados do Jogue Limpo – Minas Gerais
Consulta de relatórios anuais – Jogue Limpo/MG
Relatório anual de desempenho – 2021
Relatório anual de desempenho - 2022
Mais informações:
SINIR – Embalagens de óleo lubrificante
Consulta de pontos de entrega voluntária