Moradores de Novorizonte, município do Norte de Minas, comemoram a conclusão de uma obra essencial para a infraestrutura local: a rede de drenagem pluvial do povoado de Bitú, que possui mais de 500 moradores. Os trabalhos, que iniciaram em 2023 e finalizaram em 2024, foram realizados por meio de uma parceria entre a prefeitura local e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Com o fim das obras, os moradores do povoado contarão com um sistema novo de drenagem e manejo das águas pluviais, o que representa um impacto positivo na saúde da população local e ao meio ambiente. Ao todo, o valor dos investimentos é de R$ 607.978,90, frutos de emenda parlamentar.
O subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, afirma que a pasta está empenhada em apoiar aos municípios no desenvolvimento de ações estruturantes e estruturais tão importantes para as cidades mineiras.
“A conclusão da obra representa não apenas um avanço na infraestrutura local, mas também um exemplo de como parcerias e investimentos podem transformar realidades e promover o desenvolvimento regional. O Governo de Minas continuará avançando em parcerias como essa, para garantir qualidade de vida à toda a população”, ressaltou Anderson.
A obra de microdrenagem foi fundamental para solucionar problemas antigos enfrentados pela comunidade, como alagamentos frequentes e transtornos relacionados à má gestão das águas pluviais. “As novas infraestruturas garantirão mais segurança e bem-estar à população local beneficiada, marcando um divisor de águas para a qualidade de vida em Novorizonte”, observou o diretor de Drenagem Pluvial da Semad, Marco Túlio Faria.
Drenagem
A rede de drenagem executada no município de Novorizonte, consiste em um sistema de canalização de águas pluviais que visa coletar e direcionar o escoamento das chuvas de forma adequada, evitando inundações, alagamentos e danos estruturais. A função principal da rede de drenagem é garantir a segurança e o bem-estar do Povoado de Bitú, evitando transtornos causados por enchentes e preservando a integridade dos sistemas de infraestrutura urbana, como ruas, calçadas, residências e estabelecimentos comerciais.
A situação específica do local de execução das obras pode variar, mas geralmente envolve a presença de áreas de baixa declividade, deficiências na infraestrutura de drenagem existente e histórico de problemas relacionados a enchentes. A escolha também leva em consideração a disponibilidade de recursos financeiros e técnicos para a implementação da rede de drenagem.
A implantação de uma rede de drenagem traz uma série de benefícios sociais significativos, dentre eles, a prevenção de inundações e alagamentos e a melhoria da qualidade de vida da população local.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema