Seminário em Montes Claros discute veredas

Notícia

Qua, 20 jun 2007


O Seminário faz parte da proposta elaborada no Congresso Mineiro de Biodiversidade (COMBIO), realizado em abril de 2006, de realização periódica de discussões das ações para preservação da biodiversidade em Minas Gerais. No evento, serão apresentados projetos e estudos que vêm sendo executados no Estado por órgãos do Governo de Minas Gerais, universidades e organizações não governamentais.

O objetivo do evento é sensibilizar os produtores rurais e a população para a importância da preservação das veredas. O Seminário irá discutir os aspectos legais que envolvem as veredas, investimentos e incentivos para a conservação e recuperação dessa vegetação e ações a serem implementadas pelo IEF para sua proteção. A programação do evento também conta com a mostra de vídeo: Expedição Caminho das  Gerais e uma exposição de artesanato.

As veredas são Áreas de Preservação Permanente (APPs) protegidas pelas Leis Estaduais 9.375 (1986) e 9.682 (1988). São responsáveis por uma parte significativa das redes de drenagem do cerrado, exercendo uma função importante de abastecimento dos mananciais que formam os rios. No caso de Minas Gerais ocorrem principalmente no oeste e norte do Estado, sendo responsáveis pela formação de inúmeros afluentes do rio São Francisco.

O ecossistema abriga ainda inúmeras espécies da fauna e flora que também estão ameaçadas de extinção. Segundo o Atlas para Conservação da Biodiversidade em Minas Gerais, as Veredas abrigam 14 das 69 espécies de mamíferos brasileiros ameaçados.