No primeiro dia do evento, foram ministradas palestras com temas relacionados às unidades de conservação de Minas e do Brasil, como legislação, exemplos de administração de uma Área de Preservação Ambiental (APA), manejo em florestas urbanas, dentre outros. “Todos esses conceitos estão relacionados à APA Mata do Krambeck e servem como subsídios para a discussão sobre qual o rumo que a APA deve tomar para a sua conservação”, afirma Luciana Medeiros Alves, gerente de biodiversidade do Escritório Regional Zona da Mata do IEF.
A programação do seminário do segundo e último dia foi a mesa redonda “Estratégias para Conservação da Mata do Krambeck”. Participaram da mesa representantes dos diversos segmentos envolvidos na gestão da APA: IEF, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), organizações não governamentais locais, prefeitura de Juiz de Fora e UFJF.
Foram discutidas, pela mesa, propostas de mudança de categoria de área de proteção ambiental (APA) para parque. Segundo o assessor jurídico do IEF do Escritório Regional Zona da Mata do IEF, Maximiliano Fernandes Lima, essa proposta é boa, mas esbarra com empecilhos, como o domínio da área ter de ser necessariamente do estado.
Outra questão abordada foi a construção de um condomínio, na Fazenda Malícia, localizada próxima à APA Mata do Krambeck. “Esta questão está em fase de discussão no Conselho de Política Ambiental (Copam) e deve ser resolvida nos próximos meses”, diz Maximiliano Lima.
O diretor de Estudos, Projetos e Zoneamento Ambiental da Semad, Dúlio Garcia Sepúlveda, sugere a manutenção da categoria APA, com a rápida implantação do zoneamento ecológico e plano de gestão da unidade de conservação. “Uma área de proteção ambiental permite várias atividades, mesmo ela sendo de propriedade particular”, afirma o diretor.
Segundo Luciana Medeiros, a mesa redonda foi marcada por ricas discussões a respeito do destino da área Mata do Krambeck. “Foi um momento muito democrático e produtivo, onde todos os interessados puderam opinar sobre o assunto”, diz a gerente. Ao final das discussões, os participantes decidiram formar um grupo de trabalho para continuarem com os debates a respeito do rumo que a APA irá tomar. Será realizado um outro evento, coordenado pelo IEF, para um melhor aprofundamento do tema.
A APA Mata do Krambeck está situada na região central de Juiz de Fora. A sua localização é estratégica, já que a comunidade tem acesso fácil ao lugar. A APA foi decretada unidade de conservação em 1992, através da lei estadual nº 10.943 e se destaca pelo seu potencial paisagístico, sendo um dos maiores remanescentes de mata atlântica em área urbana no estado. Grande parte da área encontra-se em estágio avançado de regeneração, com presença de diversas espécies florísticas ameaçadas de extinção.