Com o tema “Mineração e Meio Ambiente”, o seminário é destinado aos garimpeiros e demais interessados do município e região. Com o evento, os organizadores pretendem promover o debate de assuntos relativos à mineração, bem como de transmitir experiências de forma a garantir o desenvolvimento deste importante setor produtivo, de forma sustentável. A expectativa é que cerca de 100 pessoas participem do encontro.
O 1º Seminário Ambiental de Coronel Murta irá discutir as diferentes tecnologias e políticas que devem ser implementadas para viabilizar a extração mineral com o mínimo impacto ambiental, garantindo o suprimento de matérias-primas para as gerações futuras e contribuindo para a criação de alternativas de renda e emprego para a população. Na programação do seminário estão incluídas palestras com os seguintes temas: regularização da atividade minerária, tópicos da legislação mineira, atividade minerária como fator de desenvolvimento sócio-econômico no Vale do Jequitinhonha e a situação ambiental do Vale do Jequitinhonha.
Segundo o analista ambiental do Escritório Regional Nordeste do IEF, Kildaire de Lima Brandão, o seminário é de fundamental importância porque possibilita a discussão sobre as relações entre mineração, meio ambiente e desenvolvimento. “Profissionais de diversos órgãos terão a oportunidade de passar informações sobre o assunto e também de obter dados dos demais participantes”, observa. “A região, de um modo geral, é carente deste tipo de evento, e o seminário é uma forma de interação entre os vários atores envolvidos, como sociedade civil organizada, empresas, órgãos públicos do Estado, da União e os trabalhadores locais diretamente ligados à mineração”, finaliza.
Fonte: Ascom/Sisema
11/06/2008