ROAM

Artigo

A Metodologia de Avaliação de Oportunidades de Restauração - ROAM é uma ferramenta desenvolvida pela União Internacional pela Conservação (IUCN) e o World Resources Institute (WRI) e que objetiva o reconhecimento de oportunidades de restauração de paisagens florestais – RPF no território em que é aplicado. O ROAM gera como resultado um Plano de Restauração que contempla os mapas das áreas prioritárias, o quantitativo de área a ser restaurada, bem como sugestões de modalidades de restauração mais viáveis para cada região.

Trata-se de um processo desenvolvido em parceria com atores locais, e sua construção ocorre de forma conjunta entre várias instituições. A ferramenta já foi aplicada em territórios do Estado de Minas Gerais, como Rio Doce, Alto Mucuri e CESC.

Mais informações podem ser acessadas abaixo, para que o leitor tenha acesso aos Planos de Restauração gerados em cada localidade de MG onde o projeto já aconteceu:

Oportunidades de Restauração de Paisagens e Florestas na Porção Mineira da Bacia do Rio Doce: resultados e recomendações da aplicação do ROAM