Represa Vargem das Flores será interditada no período do Carnaval de 2025

Notícia

Criado: Seg, 24 fev 2025 15:31 | Atualizado: Seg, 24 fev 2025 15:31
Decisão tem como objetivo prevenir acidentes, que são recorrentes nesta época do ano

Foto: Divulgação Sisema
Decisão foi tomada em conjunto pelas prefeituras de Contagem e Betim, Ministério Público, Copasa, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, IEF, Defesa Civil e Marinha
Decisão foi tomada em conjunto pelas prefeituras de Contagem e Betim, Ministério Público, Copasa, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, IEF, Defesa Civil e Marinha

A represa de Vargem das Flores será interditada durante o período de Carnaval. Em decisão conjunta realizada no dia 14 de fevereiro de 2025, na sede do Ministério Público, ficou estabelecido que a área da represa permanecerá fechada para uso entre os dias 1º e 4 de março de 2025. A interdição abrangerá tanto a orla quanto o espelho d’água, visando a segurança Da população.
 
A medida tem como objetivo prevenir acidentes, como afogamentos, que são recorrentes nesse período, especialmente devido ao consumo excessivo de álcool. Além disso, a represa está localizada dentro de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, gerida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Essa área desempenha um papel fundamental no abastecimento hídrico da Região Metropolitana e requer cuidados especiais para a preservação da fauna, flora e qualidade da água.
 
A decisão foi tomada em conjunto pelas prefeituras de Contagem e Betim, Ministério Público, Copasa, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, IEF, Defesa Civil e Marinha, sendo oficializada por meio de decretos municipais.
 
Período de Interdição:

Das 8h de sábado (01/03/2025) até às 20h de terça-feira (04/03/2025).
 
O que será proibido?

- Aglomerações às margens da represa 
- Acampamentos 
- Prática de esportes náuticos 
- Pesca
 
Durante esse período, o trânsito local será permitido, mas o acesso à área da represa será monitorado. A Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros e Marinha farão a fiscalização e o patrulhamento da região. Além disso, faixas informativas serão espalhadas em diversos pontos da cidade pela Copasa.
 
Pedimos a colaboração de toda a comunidade para respeitar a interdição e contribuir com a preservação desse importante patrimônio ambiental e fonte de água para nossa região.
 
Contamos com a compreensão e cooperação de todos!
 
Prefeituras de Contagem e Betim
Ministério Público | Copasa | Polícia Militar do Meio Ambiente | Corpo de Bombeiros 
Instituto Estadual de Florestas (IEF) | Defesa Civil | Marinha

Ascom Sisema