Na região Noroeste do Estado, a Semana Florestal promovida pelo Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizado em Unaí, irá contar com a efetiva participação da comunidade. Além de trabalhar a questão educativa, explorada por meio de blitze e palestras nas escolas, o regional irá incentivar a população a plantar árvores no município. Já em Paracatu, as crianças são o principal alvo das ações.
Segundo o supervisor do Regional Noroeste, Afonso Boaventura, a educação ambiental será a base das atividades. ”Nosso foco está voltado, principalmente, para as crianças. Elas vão participar dos eventos que serão promovidos nas escolas municipais e estaduais”, explica.
“Mas não deixamos de lado o produtor rural, com o qual trabalhamos durante todo o ano. Nesta época, intensificamos as ações de conscientização e educação ambiental”, garante Boaventura. O supervisor destaca, ainda, o trabalho que será realizado junto à comunidade urbana. “Vamos realizar blitze educativas e doar mudas para serem plantadas nos bairros de Unaí. A cidade é muito quente e, atualmente, está pouco arborizada”, lamenta.
Em Paracatu, um projeto de arborização nas escolas promete envolver os estudantes das instituições municipais e estaduais. De acordo com a responsável pelo administrativo do Núcleo Operacional de Florestas, Peca e Biodiversidade de Paracatu, Junia Mesquita Miranda, do dia 21 ao dia 27 de setembro, as crianças irão plantar as mudas.
“Cada sala será responsável por plantar uma espécie, dará a ela um nome e irá cuidar e acompanhar todo o seu desenvolvimento. Essa é uma forma de atrair a criança para o cuidado com a natureza. Elas se envolvem e desenvolvem uma consciência ambiental além de se sentirem responsáveis pela espécie”, diz
Ainda em Paracatu será lançada, na Semana Florestal, a campanha Coleta de Lixo Tecnológico. Segundo Junia, o trabalho consiste em ressaltar os riscos de descartar de forma inadequada o resíduo eletroeletrônico. “Faremos palestras para esclarecer a maneira correta de se descartar celulares, baterias, equipamentos eletrônicos bem como pilhas e lâmpadas. Vamos esclarecer, também, os danos que o descarte incorreto pode causar ao meio ambiente”, informa.
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.