Pré-carnaval do Parque Estadual do Limoeiro conecta sociedade ao meio ambiente

Notícia

Sex, 14 fev 2025
Com o tema “por um mundo mais verde”, Projeto Ecofolia tem como objetivo envolver voluntários com a Unidade de Conservação, reforçando o apoio para outros projetos realizados no espaço durante o ano

Foto: IEF/Divulgação
O tema  do Ecofolia 2025 é “por um mundo mais verde”
O tema do Ecofolia 2025 é “por um mundo mais verde”

O Projeto Ecofolia completa mais um ano de existência no Parque Estadual do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira, se tornando um diferencial na região. Em 2025, com o tema “por um mundo mais verde”, a ação tem como objetivo envolver os voluntários com a Unidade de Conservação, reforçando o apoio de todos para a participação de outros projetos a serem realizados no espaço nos próximos meses.

A programação foi oficialmente aberta nessa quinta-feira (13/2) com uma fala do gerente do parque, Alex Amaral. Em seguida houve uma dinâmica com os voluntários envolvidos nos projetos. A programação também conta com palestras, apresentações culturais, caminhadas, oficinas, debates e plantio de mudas.

“Destaca-se ainda que a partir do Ecofolia, realizado desde 2014, surgiu o Instituto Socioambiental Gigante Verde, que é formado por voluntários que participaram do Ecofolia ao longo destes anos, e que tem se engajado em algumas ações em prol do Parque Estadual Mata do Limoeiro”, afirmou o gerente da Unidade de Conservação, Alex Amaral.

As programações do Ecofolia aconteciam no período do Carnaval até o ano de 2020, mas, em virtude da dificuldade de conciliar o uso público e a visitação no Parque com uma programação intensa e diversificada, que envolve inúmeros convidados e voluntários, ele foi transferido para algumas semanas que antecedem o período.  

Premiações

O Ecofolia já foi vencedor do prêmio Hugo Werneck, no ano de 2016, como melhor projeto de Educação Ambiental do Brasil e apresentado no I Fórum Internacional de Gestão de Áreas Protegidas, realizado em Brasília no ano de 2018 como uma prática de destaque em unidades de conservação do país. Em 2019, o Instituto Ipê da Amazônia destacou o Ecofolia como uma das 100 melhores práticas em unidades de conservação do Brasil.

O Projeto tem a parceria do Instituto Bromélia, Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Socioambiental Gigante Verde. O Projeto é realizado pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro, que é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O Parque

 O Parque Estadual Mata do Limoeiro foi criado em 2011. Seu conjunto de atrativos ecológicos oferece lazer e aventura em diferentes formatos para os visitantes, com cachoeiras, trilhas e mirantes. Entre as cachoeiras, destaque para a Cachoeira do Derrubado, que conta com uma queda d’água de mais de 40 metros, e um grande poço, propício para banho em épocas secas. Na parte baixa, é possível cruzar o Córrego do Macuco em direção à comunidade do Cedro. A cachoeira está situada a 4,5 km de distância da sede do parque, o que significa cerca de uma hora de caminhada.

O parque conta, ainda, com outros atrativos, como a Gruta do Limoeiro, que serve de abrigo para mamíferos de porte elevado e é local de habitação para morcegos. No local é comum ver registros de pegadas de animais que utilizam o espaço. A visitação só é permitida com autorização da gerência da unidade e com acompanhamento de guia. Está situada a 4,8 km de distância da sede do parque.

Matheus Adler

Ascom/Sisema