PAT Espinhaço Mineiro lança tutorial sobre como registrar espécies ameaçadas com iNaturalist

Notícia

Sex, 21 fev 2025
Vídeo ensina como podem ser enviados fotos ou gravações de sons das espécies, junto com a localização geográfica, por meio da funcionalidade iNaturalist

Foto: Divulgação IEF
PAT cobre uma área de 105.251 km² e visa proteger 24 espécies criticamente ameaçadas, além de beneficiar outras 1.787 espécies na região
PAT cobre uma área de 105.251 km² e visa proteger 24 espécies criticamente ameaçadas, além de beneficiar outras 1.787 espécies na região

O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro) lançou um vídeo tutorial para orientar a população sobre como registrar espécies da fauna e flora, especialmente as 24 criticamente ameaçadas de extinção que são alvo do plano. O tutorial faz parte de uma ação da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O vídeo "Ciência Cidadã - O que é? Aprenda a registrar espécies com o iNaturalist" explica como qualquer pessoa pode utilizar a plataforma iNaturalist para enviar fotos, gravações de sons e a localização geográfica das espécies. O iNaturalist é uma ferramenta gratuita que facilita o registro de espécies e usa inteligência artificial, além da colaboração da comunidade de usuários, para identificação. Após a validação, os dados são enviados ao Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF).

A analista ambiental do IEF e coordenadora do PAT Espinhaço Mineiro, Gabriela Brito, destaca a importância do envolvimento da população. “Ao participar dessa iniciativa, o cidadão fortalece seu papel como guardião da biodiversidade, ajudando a ampliar o conhecimento sobre as espécies da região”, explica.

Desde 2023, o projeto de Ciência Cidadã do PAT já promoveu 33 oficinas com comunidades da Serra do Espinhaço. Com o apoio do Projeto Nacional Pró-Espécies, as ações percorrem 4.740 km, engajando 760 pessoas em 20 cidades. Além disso, foram distribuídos 700 guias e 130 cartazes, e mais de 150 pessoas se inscreveram no projeto "Biodiversidade do Espinhaço Mineiro" no iNaturalist. As atividades são coordenadas pela bióloga da FPMZB, Nadja Simbera Hemetrio.

“A Ciência Cidadã permite que qualquer pessoa contribua para a pesquisa científica, submetendo informações por meio de aplicativos ou plataformas digitais. Esse processo não só amplia o conhecimento sobre a biodiversidade local, mas também fortalece a rede de pessoas comprometidas com a conservação da natureza”, explica Nadja.

O PAT Espinhaço Mineiro é uma ação estratégica da Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção dentro do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção. O plano cobre uma área de 105.251 km² e visa proteger 24 espécies criticamente ameaçadas, além de beneficiar outras 1.787 espécies na região. Essas espécies não são contempladas por outros programas de conservação, o que torna o PAT essencial para a preservação da biodiversidade da região.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o vídeo tutorial e se junte à iniciativa de registro de espécies.

Acesse o vídeo: Clique aqui para assistir.

ASCOM/Sisema