Parque Estadual Serra das Araras - IEF
Parque Estadual Serra das Araras
Artigo
Fotos
Clique nas imagens para ampliá-las.
Comunidade Vão do Buraco | Comunidade Serra das Araras | Morro das Araras | ||
Veredas São José | Trilha do Peregrino | Rio Pardo |
Dados Gerais
- Municípios de abrangência: Chapada Gaúcha.
- Bioma: Cerrado
- Área: 11.137 ha
- Criação:21 de janeiro de 1998, Decreto Estadual 39.400
O Parque está localizado no extremo noroeste do estado de Minas Gerais, nas proximidades da divisa com o estado da Bahia. As altitudes vão de 400 a 1.000 metros e são muito características as serras e chapadões da região. Possui também ecossistemas considerados de preservação permanente, como veredas, matas ciliares, nascentes e topos de morros, formando belas paisagens com os paredões de arenito da serra, e praias das desembocaduras das veredas no rio Pardo.
Dentre as espécies da flora encontradas no cerrado, destacam-se aquelas cujos frutos são utilizados pela fauna como alimento: fava d'anta, mangabeira, pequi, jatobá-de-cerrado, araçá, gabiroba, dentre outras. Nas veredas e matas ciliares há presença marcante do buriti e da pindaíba.
Os sítios geomorfológicos da região funcionam como hábitat e criadouro natural da fauna, servem de abrigo e fornecem alimento para espécies de araras ameaçadas de extinção como a arara-vermelha e a arara-canindé. Além disso, no Parque existem diversas outras espécies de fauna raras e/ou ameaçadas de extinção.
Infraestrutura
O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:
- Portaria;
- Sede administrativa;
- Sinalização de algumas trilhas.
Horário de Funcionamento
A visitação acontece de terça à domingo, e feriados, das 08:00 às 17:00 horas. O credenciamento limita a entrada de visitantes até as 14:00 horas.
Nos casos específicos, o horário de visitação poderá ser alterado, mediante autorização da gerência do Parque. Para visitas educacionais é necessário agendamento prévio.
Como Chegar
Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 040, passando 25 quilômetros da entrada de Cordisburgo, seguir pela BR 135 em direção a Montes Claros. De lá, entrar na BR-135 e segui-la por 165 quilômetros de asfalto até Januária. De lá, para a Serra das Araras, por 125 quilômetros em estrada de terra.
Contatos e Endereço
E-mail: ana.ribeiro@meioambiente.mg.gov.br
Fone: (38) 3634-2037 / (38) 99962-1541 / (38) 999636479
Endereço: Rua Norberto Muniz, 10, Distrito Serra das Araras, Chapada Gaúcha, Minas Gerais, CEP: 39310-000.
Ingressos e Tarifas
Entrada gratuita. É necessário agendamento prévio.
Atrativos e Atividades
Trilha Morro do Fogo/São José (3,5h): O percurso de, aproximadamente, 10,5km, passa por matas de galeria, vereda do Rodeador, sendo possível avistar morros, paredões e também identificar várias espécies de animais da região. Nos últimos 4.000 metros a trilha ocorre pelas margens da vereda São José passando pela casa do senhor José Santana e seguindo em direção ao rio Pardo que é o final do percurso. Apesar de ter alguns pontos onde é possível usar veículos para se locomover a sugestão é que o visitante faça a pé, pois existem muitas paisagens bonitas que devem ser apreciadas com calma. Grau de Dificuldade: médio
Trilha Morro do Fogo / Vereda das Porteiras (3h, aproximados): O percurso se dá a pé, a cavalo ou ainda carro durante os 9.828 metros iniciais até a propriedade do senhor Gilson que é o último morador da comunidade Morro do Fogo. A partir dessa distância somente a pé, a cavalo, passando por matas de galeria, vegetação do cerrado, morros, paredões de serra, proporcionando ao visitante belas paisagens. É possível visualizar diversas espécies da fauna e flora. O final da trilha chega à cabeceira da vereda das Porteiras que é um refúgio muito importante para várias espécies de animais. Grau de Dificuldade: médio
Trilha da Capivara (1h30m): Possui 4,8 quilômetros. Sai da sede do parque, cruza por dentro do cerrado até a vereda do Riacho Fundo, segue pelo seu leito até o rio Pardo, onde há parada para banho em rio raso. É possível apreciar paisagens do cerrado e aves silvestres. Grau de dificuldade: fácil
Trilha do Peregrino (1h30m): Possui 2140 metros. Iniciada fora do Parque, ainda na Vila Serra das Araras, entra na unidade de conservação, atravessa a Vereda de Santa Catarina, passa pela Gruta do Coração e termina em uma capela com a imagem de Santo Antônio, onde fiéis rezam e pagam promessas. É possível avistar várias veredas, além da Vila Serra das Araras e a Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari. Grau de dificuldade: alto.
Trilha Ninho da Arara Vermelha (1h30m): Possui 1, 5 quilômetro. Leva ao topo da serra das Araras pelo lado norte. Durante o percurso é possível avistar o vale do Rio Pardo, a serra da Mariana, a serra de São Pedro, a vereda do Riacho Fundo e a vereda Vermelho. Grau de dificuldade: alto.
Orientações
É necessário agendamento prévio para visitação aos atrativos. Procure a administração do parque para orientações.
Mapas e trilhas
Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.
Plano de Manejo e Conselho
O plano de manejo do Parque Estadual do Itacolomi está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).
A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.